terça-feira, 31 de maio de 2011

Audiência discutirá Segurança Pública no Município de Macapá

Os índices de criminalidade e a insegurança na Capital têm preocupado a sociedade
 
A situação da segurança pública do município será tema de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Macapá, na próxima quarta-feira (01/06), às 09 horas, no plenário da casa legislativa. A proposta é de autoria do presidente da casa, Vereador Rilton Amanajás (PSDB) e da Vereadora Adrianna Ramos (PR), e propõe discutir ações de segurança a serem desenvolvidos para o melhor atendimento da população macapaense no âmbito da segurança pública.
Foram convidados a compor a mesa de debates o Prefeito de Macapá, Roberto Goés, o governador do Estado, Camilo Capiberibe, o Comandante da Guarda Municipal, Major Huelton Medeiros, o delegado da Polícia Civil, Tito Guimarães Neto, o representante do Gabinete de Segurança Institucional (Casa Militar), Coronel Jorge Furtado Correa e a promotora de Justiça do Estado, doutora Ivana Cei.
Segundo o vereador Rilton Amanajás, os índices de criminalidade e a insegurança em Macapá têm preocupado a sociedade e também o poder público local. “A população de Macapá tem cobrado informações da segurança pública na nossa cidade diante da insegurança e violência que a cada dia tem aumentado e feito mais vítimas”, ressaltou.
De acordo com a propositura, a Audiência Pública possibilitará uma discussão ampla no que tange o tema da segurança pública, para que a Câmara Municipal de Macapá possa contribuir com as ações das policias Militar e Civil. “A violência urbana é uma realidade não só de Macapá, mas de todo o Brasil, no entanto precisamos discutir medidas que possam solucionar os problemas de insegurança na cidade”, disse Adrianna Ramos.
 
ASCOM-CMM
3212-2149/9961-5769
www.camarademacapa.com.br
e-mail: ascomcmm09.ap@gmail.com.br
Twitter: @camarademacapa

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Conselho de Enfermagem implanta novo serviço nos hospitais de Macapá e Santana

Durante dois dias coordenadores e chefes de enfermagem se reúnem e estabelecem estratégias para a implantação do SAE, Sistematização que avalia, diagnostica, prescreve cuidados e supervisiona as atividades de enfermagem

Presidente do Coren AP-Michele Sfair
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AP) em parceria com o Coren São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizam nesta quinta, 26, das 8h30 às 12h30, e das 14h às 18h, no auditório da Faculdade Seama, a primeira etapa da Oficina para implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na Rede Hospitalar do Amapá (SAE). No dia 27, das 8h às 18h, acontece o Seminário: Qualidade na Assistência de Enfermagem.
Segundo a presidente do Coren/AP, Michele Sfair, esta iniciativa faz parte do Programa de Qualidade na Assistência de Enfermagem implantado pelo Coren no Amapá e que vem ganhando importantes parceiros. “Atualmente nenhum hospital no Amapá conta com a implantação da SAE que permite avaliação, diagnóstico, prescrição de cuidados e supervisão das atividades de enfermagem”, afirma a presidente do Coren, Michele Sfair.
O evento reúne 50 coordenadores e chefes de enfermagem dos hospitais, de Emergência (HE), Criança e Adolescente (HCA), Emergência de Santana (HES), Mulher Mãe Luzia (HMML), Clínicas Alberto Lima (HCAL), Unimed e São Camilo.
De acordo com a presidente Michele, tal medida se dá em atenção à lei do exercício profissional (Lei nº 7.498/86) e à resolução COFEN 358/2009, buscando elevar a qualidade da assistência de enfermagem prestada à sociedade amapaense, tendo como vantagens: a minimização dos erros, a padronização dos procedimentos, a atenção planejada e individualizada, o atendimento humanizado e organizado com foco em resultados que vão da melhora clinica do paciente, redução do tempo de internação, redução dos níveis de infecção hospitalar, “o Amapá só tem a ganhar”, afirma a presidente do Coren Michele Sfair.
O auditório da Faculdade Seama está localizado na Avenida Nações Unidas, 1223 - Jesus de Nazaré.
 
Por  Assessoria de Imprensa Grifort Amapá:
Denyse Quintas

Câmara Municipal de Macapá retorna o horário das sessões plenárias para o período diurno


Aprovado, em reunião ordinária desta terça-feira, 24, pela maioria dos vereadores, o retorno das  sessões plenárias para o período diurno. De acordo com o presidente da casa, Rilton Amanajás (PSDB), as sessões irão acontecer todas as terças e quintas-feiras às 9 horas. A mudança do horário foi uma solicitação da maioria dos vereadores, funcionários, sociedade civil e imprensa local.

Vereador Washington Picanço realiza Audiência Pública sobre o Enfretamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente

Aconteceu nesta quarta-feira, 25, às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Macapá, Audiência Pública com o tema “Políticas Públicas de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A audiência foi solicitada pelo Vereador Washington Picanço (PSB).
A composição da mesa dos trabalhos foi comporta por: Vereador Washington Picanço, autor do requerimento; pelos deputados estaduais Baleiro e Cristina Almeida; Nazaré Dercca, da Delegacia de Repressão aos Crimes contra Crianças e Adolescentes; Eli Almeida, secretária do SIMS; Helena Colares, secretária estadual de Turismo; Gilson Soares Dercca, gerente de geral do Projeto de Atendimento Especializado a Criança e ao adolescente e Maribel Nazaré Smith, membro da diretoria da Sociedade Amapaense de Pediatria.
Em Macapá vem sendo notificados com freqüência casos de violência sexual contra criança e adolescente. De acordo com dados da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Praticados contra Criança e Adolescente (DERCA), mais de 200 crianças são submetidas a algum tipo de abuso sexual a cada ano no Estado do Amapá. Em 2009 , foram registrados 247 casos, e no último ano, 225.  

FATOS HISTÓRICOS
No dia 18 de maio foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescente, instituído através da Lei 9.970/2000. A data é um marco para as entidades que defendem os direitos da criança e do adolescente, pois nela ocorreu um crime bárbaro que chocou o país: o assassinato da menina Araceli, ocorrido em Vitória-ES, em 1973. Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os acusados ficaram impunes. 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Câmara vota Lei Geral da Acessibilidade

Clécio Luís e Cristina Almeida querem assegurar o direito de ir e vir dos cidadãos independente da condição física
 
O Projeto de Lei que dispõe sobre a Lei Geral da Acessibilidade, de autoria dos Vereadores Clécio Luís (PSOL) e Cristina Almeida (PSB), hoje Deputada Estadual, será votado na Câmara Municipal de Macapá, amanhã, terça-feira (24), às 18h. 
Após a aprovação e sanção, a Lei garante ao Município que as normas de acessibilidade de acordo com a legislação federal, sejam aplicadas as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e população em geral. Garantindo condições adequadas para circulação de todos, sem privações.
 Desta forma, não se justifica mais nenhuma obra, equipamento ou construção, público ou privado, que não respeite as regras. Os locais devem ser adaptados, com sinalização e infra-estrutura adequada. “Queremos garantir a inclusão e a acessibilidade para todos, sem distinção”, reforçou o vereador Clécio.
 O Projeto de Lei surgiu das reivindicações de diversos movimentos sociais, como a Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP) e a Associação de Cegos e Amblíopes do Amapá (ACAAP), que perceberam que das várias leis existentes no município, a maioria não respeitava a Lei Federal, nem as normas da ABNT. 
 Constatou-se, nas ruas de Macapá, que muitas vezes o próprio poder público descumpre as normas e constroem locais inadequados. Ao invés de construírem rampas para o uso de pessoas com deficiências, fabricam ainda mais obstáculos para a circulação das pessoas.
 “O conceito de acessibilidade é muito claro, significa que todas as pessoas, independente da idade ou condição física, tem direito de circular nos espaços públicos e privados com segurança e autonomia. Sem isso, não o ambiente não é acessível”, disse Clécio Luís.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trabalhadores da Saúde paralizam atividades hoje

Por Gabriela Oliveira
 SINDESAÚDE- Sindicato de Enfermagem e Trabalhadores da Saúde do Amapá
O SINDESAÚDE convoca a imprensa para comparecer na paralisação dia hoje, às 08 horas, concentração na frente do palácio do  governo.
 Em 100 dias de governo a mudança nos hospitais foi para pior.  Continuamos vendo o inchaço nos hospitais, como o caso de 300 atendimentos de crianças em um plantão noturno no Pronto Atendimento  Infantil, pessoas atendidas no chão no Hospital de Emergência, macas transformadas em leitos, falta de medicação, cirurgias que não são realizadas por falta de anestesia, alimentação com fezes de rato no H.E. Na Maternidade, as mulheres sendo atendidas em uma maca e no corredor. Em Santana as obras retornaram,.
Mas a grande questão é:  quando terminar terá trabalhadores suficientes para atender os  pacientes no hospital, ou continuarão com mais de um paciente por  maca? E nos demais municípios a situação não é diferente. Isso  acarreta em sobrecarga de trabalho com mais de 15 pacientes por  profissional, estresse e insatisfação.
 Nesta semana o governador Camilo Capiberibe anunciou a reposição de 3%, abaixo inclusive da inflação acumulada de abril de 2010 a abril de 2011 que é 6.31% (dados do IBGE). A saúde amarga 36% de perdas salariais e no mínimo três progressões atrasadas, além do não cumprimento do PCCS. Não temos dúvida, só a mobilização unificada  dos trabalhadores garantirá salário digno e melhores condições de  trabalho.  Seguir lutando para conquistar:
-  Reposição salarial de 36%;
-  Reformulação da GAS para percentual, 20% do salário base (nível médio R$ 323,00; nível superior R$ 564,32);
-   Readequação da Insalubridade, pois é necessário ajustar a
-   Insalubridade de acordo com o ambiente hospitalar (uma comissão entre sindicato e CEREST);
-  Adicional noturno e vale transporte e outras gratificações sem desconto da AMPREV;
-  Pagamento de todas as progressões anunciadas em Diário Oficial e com dotação orçamentária.
-  Plano de Cargos Carreira e Salário:
-  Execução do PCCS aprovado em 2007 e até o ano de 2011 não foi cumprida, sendo que existe dotação orçamentária para efetiva - lo;
-  Revisão do PCCS devido à defasagem ao longo dos anos, essa > reformulação deve ocorrer conjuntamente com Assembléia Legislativa;
-  Inclusão dos Massoterapeutas no PCCS.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Câmara de Macapá realiza Audiência Pública sobre a Perturbação do Sossego Público nas Áreas Quilombolas‏


Será realizada no dia 18 de maio, às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Macapá, audiência pública com a finalidade de debater sobre a perturbação do sossego público nas áreas quilombolas e de preservação ambiental. A audiência foi solicitada pelos vereadores Marcelo Dias (PSDB) e Nelson Souza (PCB).
O presente requerimento se justifica em atender os anseios das comunidades quilombolas do município que estão sendo prejudicadas pela realização de festas em dias e horários inadequados ao que estabelece a lei municipal. A audiência visa ainda ouvir as partes interessadas, para possíveis ajustes na Lei Complementar nº 027/2004-PMM.
Estarão presentes na audiência os vereadores da Capital, presidente da Comunidade Quilombola do Curiaú, Josineide Araújo, secretário Estadual do Meio Ambiente, Paulo Figueira, secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Ribeiro, comandante do Batalhão Ambiental da Policia Militar, Tenente Coronel Ailton Santos, comandante do Batalhão da Guarda Municipal, Inspetor David Tadeu Mendes e o promotor de Meio Ambiente, Haroldo José de Arruda Franco. Também estarão presentes Benedito Rosa dos Santos, Vicente Paulo dos Santos e Raimunda Leite que representarão a comunidade.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

I - ENCONTRO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA DO ESTADO DO AMAPÁ‏

Por Alessandra Lameira 
 
Acontece nesta sexta-feira, 20, no Centro Cultural Franco Amapaense, às 8 horas, o I- Encontro de Conscientização  Sobre Epilepsia do Estado do Amapá. A inscrição é gratuita. O público alvo: Universitários, profissionais da área de saúde, portadores de epilepsia e seus familiares, profissionais da área de educação e ação social. O objetivo é de conscientizar e capacitar a população amapaense como proceder diante de um ataque epiléptico, como também busca melhorias para os portadores de epilepsia através de políticas públicas, para que não falte medicação ante-epiléptica para os mesmo e melhorar a qualidade de vida deles, também que possamos implantar em breve um Centro de Tratamento e Cirurgia de Epilepsia na cidade de Macapá.
O encontro, segundo o Presidente da Federação Brasileira de Epilepsia, João Hercules, visa despertar a inclusão do portador de epilepsia na sociedade, e não excluir o mesmo como é feito em algumas circunstâncias, onde eles não podem assumir sua própria identidade podendo assim ser colocado para fora da empresa que trabalha.
Devido à falta de informação da sociedade, o encontro visa a contribuir para qualidade de vida dos portadores de epilepsia do Estado do Amapá. Hoje existe cerca de 3,5 milhões de brasileiros que sofrem com a doença.
Por falta de um Centro de Tratamento no Estado, boa parte dos pacientes de epilepsia são encaminhados ao Instituto Neurológico de Goiás-GO  ou no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto –SP.


Contatos
João Hercules Bezerra Gomes- - Presidente da Federação Brasileira de Epilepsia.
www.aspeparaiba.com.br (83) 9957.8090 – 9929-6559
Aldenice Couto (96) 9112-3502.
E-mail: epilepsiatemcura@bol.com.br

domingo, 15 de maio de 2011

Homem – Um Pecado de Deus,

Domingo tem teatro no auditório da União dos Negros do Amapá – UNA. Trata – se da encenação do espetáculo teatral Homem – Um Pecado de Deus, de Joni Bigoo com encenação de Cláudio Silva. Escrito para ser encenado em virtude da semana santa, o espetáculo parte em busca da concepção de um trabalho universalista propondo reflexões acerca de velhos tabus que permeiam a cabeça de céticos e cristãos do mundo inteiro. Na peça, um padre; um evangélico; um ateu; um empresário judeu; um político macumbeiro; uma freira caridosa; um bruxo visionário e pasmem, Jesus reúnem – se às escondidas para discutir o comportamento humano, os problemas do mundo e o destino do planeta.
Cada qual com suas particularidades e peculiaridades, pregando e professando o que “acham” que acreditam, o conflito de opiniões é inevitável, eis que vem a tona os mais asquerosos sentimentos humanos, na medida em que estes, se escondem atrás da fé para justificar suas imperfeições, seus erros e mesquinharias.
Jesus, que durante todo o espetáculo ouvia tudo sem ser percebido, se apresenta diante das aberrações e atrocidades cometidas em seu nome no decorrer da trama. O espetáculo não faz apologia a nenhuma das religiões existentes, nem tampouco se propõem a criar uma nova, mas aponta para uma versão globalizada, onde possamos visualizar o ser superior, criador do céu e da terra em tudo e em todos (independente do nome a qual tenhamos mais afinidade). Assim como um dos preceitos de nossa nova pesquisa de linguagem, nosso texto (leia – se: espetáculo) é apenas um pretexto para uma reflexão mais ampliada da temática em questão.
Homem – Um Pecado de Deus, marca a entrada do Ói Nóiz Aqui Traveiz em uma nova pesquisa de linguagem, fundamentada no trabalho colaborativo, na descoberta e na experimentação em todos os estágios da produção. Neste processo, o ator ganha a conotação de ator – criador, fazendo criticas e apontando sugestões no decorrer do processo criativo. Desta forma, acreditamos estar caminhando rumo a uma nova forma de pensar, produzir e consumir teatro.

FICHA TÉCNICA
Texto: Joni Bigoo
Encenação: Claudio Silva
Cenários: Agostinho Josaphat
Figurinos: Criação Colaborativa
Maquiagem: Criação Colaborativa
Iluminação: Raimundo Parrudo
Programação Visual: Joni Bigoo
Produção Executiva: Claudio Silva
Direção Geral: Ói Nóiz Aqui Traveiz
Atores – Criadores – Pesquisadores: Josias Monteiro, Sabrina Zahara, Elder de Paula, Etiene Mazze, Dan Alves, Erick Boaventura, Núbia Worrel e Geovanni Coelho.

SERVIÇO
O quê? Peça Teatral Homem – Um Pecado de Deus
Onde? Auditório da União dos Negros do Amapá – UNA
Quando? 15 de Maio de 2011
Que Horas? 20:00h
Quanto? DE GRAÇA!!!

Fonte:
ASCOM Ói Nóiz Aqui Traveiz
096-81149655

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eu indico


Minha Fama de Mau, de Erasmo Carlos, conta a história de um dos primeiros pop star brasileiro. De leitura leve, você consegue viajar nesse universo do inicio do rock no País. Você acaba fã não somente do artista, mas sim do homem, filho, marido, pai, e amigo que ele é. Acaba admirando o rapaz da tijuca, que foi amigo de Tim Maia, compôs lindas músicas com Roberto Carlos, que quebrou uma cadeira de valor nobre de Ronnie Von e que um dia tocou com Raul Seixas. Sem falar do respeito que ele tem pela ternurinha da Wanderléia.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eu ri. > Vereador de Anápolis pede 1 minuto de silêncio por Bin Laden

A notícia esdrúxula vem de Anápolis (GO).

Arthur Guimarães
Do UOL Notícias


Integrante da Câmara Municipal de Anápolis, em Goiás, o vereador Walmir Jacinto (PR) foi repreendido na sessão plenária de segunda-feira (2) após apresentar requerimento para que fosse organizado um minuto de silêncio pela morte do terrorista Osama bin Laden, assassinado por militares norte-americanos domingo (1º) no Paquistão.
Quando pedia uma homenagem pela morte de dois “cidadãos de bem” mortos recentemente em sua região, o parlamentar aproveitou e solicitou, em citação nominal, que o líder da Al Qaeda também fizesse parte do ato.
Assim que ouviu o requerimento, o presidente da Câmara, Amilton Batista de Faria (PTB), julgou a proposta inconveniente e não autorizou que o minuto de silêncio homenageasse Bin Laden.
Mais tarde, em entrevista à rádio São Francisco, emissora local de Anápolis, o vereador classificou a morte do terrorista como uma “perda” e voltou a defender a proposta, dizendo que “a cidade de Anápolis é muito respeitosa com a questão das pessoas que tiveram suas passagens, ou seja, que morreram”.
Assim, como ele complementou, nada seria “mais justo que, honrosamente, a cidade de Anápolis entender que morreu uma pessoa que é filha de Deus”. Na entrevista, Jacinto chamou Bin Laden de “referência”.

"Foi uma desatenção"Em entrevista nesta terça-feira ao UOL Notícias, o vereador não disse estar “arrependido” com o episódio. De toda forma, mudou o discurso e alegou que sua ideia, na realidade, era comemorar a morte do terrorista. “A ausência dele (Osama) no mundo faz com que reine a paz. Isso que eu queria dizer. Não foi uma homenagem. Foi uma desatenção”, afirmou.

sábado, 7 de maio de 2011

Mãe

Não tenho como descrever o tamanho do meu amor, nem a minha gratidão.
Aqui vai o meu singelo feliz Dia das Mães.
E que você continue sempre assim: Glamurosa, poderosa e amorosa.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Câmara de Macapá realiza reunião solene em homenagem ao Dia Mundial dos Desbravadores


A Câmara Municipal de Macapá (CMM) realiza nesta quinta-feira no dia 05 de maio, no Plenário da Casa, reunião solene em homenagem ao Dia Mundial dos Desbravadores, instituição esta ligada a Igreja Adventista do 7ª Dia, fundada a 32 anos no Estado do Amapá.
A Reunião Solene foi solicitada pelo Vereador Rilton Amanajás (PSDB) e contará com a presença do Diretor Geral dos Desbravadores para os Estados do Pará e Amapá, Pastor Renato Seixas, além de líderes de todo o Estado e Desbravadores dos Municípios de Macapá e Santana.
Na ocasião serão entregues 31 títulos de Honra ao Mérito aos representantes do Clube dos Desbravadores no Estado do Amapá.
Os Desbravadores são meninos e meninas na idade de 10 a 15 anos, de diferentes classes sociais, cor ou religião que se reúnem semanalmente para aprender a desenvolver seus talentos, habilidades, percepções e gosto pela natureza.
São temas abordados pelos Desbravadores o combate ao uso do fumo, álcool, drogas e a violência contra a criança, adolescente e pessoa idosa.
Outra característica do grupo é a prática de acampamentos, caminhadas, escaladas, exploração em matas e cavernas. 

domingo, 1 de maio de 2011

Retificação

No post em que escrevi sobre a Precariedade da Segurança Públicado Amapá, fiz um texto baseado em um comentário de um leitor. Porém, alguns dias depois o Comantante do GTA Rubens Júnior informou a esta blogueira que não foi ele quem escreveu o tal comentário, pois outra pessoa usou o nome e e-mail para “desabafo”. O Comandante também informou que o GTA está na eminência de receber um avião, doado pela polícia federal e será entregue daqui a alguns dias 45 dias, e quanto ao helicóptero, será possivelmente um EC 120 COLIBRI da Eurocopte, que já foi pago ao SENASP a contrapartida do Estado para a liberação dos recursos destinado a compra do mesmo, e ainda uma viatura tipo NISSAN FRONTIER, totalmente caracterizada oriunda de um convênio com o governo federal e atualmente contém uma L200 e 4 motos, todas em funcionamento e nos auxiliando no combate a criminalidade.
Portanto, como foi escrito no post, alguém foi muito infeliz em tecer comentário escondendo-se atrás dos dados pessoais do Comandante.
Espero sinceramente que a situação da segurança pública do Estado melhore.
Basta a governo equipar e capacitar os nossos policiais.