quinta-feira, 29 de março de 2012

Convite


A Escola Estadual Maria Ivone de Menezes tem o prazer de convidar toda a imprensa amapaense, a se fazer presente em uma audiência pública que será realizada na quadra poliesportiva da escola, no dia 31 de março de 2012, a partir das 17h00.
A audiência terá como pauta, assuntos pertinentes a segurança, educação, infraestrutura e lazer, referentes ao bairro Cidade Nova, e a toda comunidade atendida pela Escola Maria Ivone de Menezes. 
Ressaltamos que a audiência em questão, é decorrente de uma solicitação dos moradores e da comunidade escolar, e dar-se em função do último acontecimento ocorrido no estabelecimento de ensino, quando no dia 08 de março passado, adolescentes armados praticaram atos de vandalismo, depredando o interior da escola. Na ocasião, a escola encontrava-se as vésperas da programação em comemoração ao  Dia da Internacional da Mulher, evento que teve que ser suspenso.
Além do colegiado, e da imprensa, também foram convidados autoridades do executivo e legislativo municipal e estadual, entidades civis organizadas do Cidade Nova, e representantes da Segurança Pública do Estado.
Certos de que podemos somar esforços para mudar este quadro, desde já contamos com sua presença.

segunda-feira, 12 de março de 2012

NOTA DE PESAR


É com profunda consternação que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amapá (Sindjor/AP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) comunicam o falecimento do jornalista José Antônio Bonfim Salgado, 64 anos, ocorrido na manhã desta segunda-feira (12/03), no Hospital de Emergências, em Macapá. O jornalista foi internado na madrugada com complicações renais e não resistiu há três paradas cardíacas.

Bonfim Salgado foi um dos pioneiros da imprensa amapaense. Atuou em vários veículos de comunicação, sempre atentando para a ética e a responsabilidade com a informação. Era combativo e polêmico.

Neste momento de imensa tristeza, transmitimos nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos deste grande profissional que muito contribuiu com a imprensa e o  Amapá. Que Deus dê o conforto necessário a todos.

O velório acontece na Loja Maçônica, na Avenida Minas Gerais, no Bairro Santa Rita. O sepultamento será às 4 horas da tarde, desta terça-feira, no cemitério São José.

Macapá, 12 de Março de 2012.




Volney Oliveira
Presidente do Sindjor/AP
Vice-Presidente Regional da Fenaj

sexta-feira, 9 de março de 2012

Empresária do Amapá é segundo lugar nacional na categoria pequenos negócios


Em Brasília, Creusa de Souza Távora leva troféu prata no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Denyse Quintas
De Brasília

A empresária amapaense, Creusa de Souza Tavora, proprietária da micro empresa Anathis Floricultura, venda de flores naturais, decorações e presentes, é segundo lugar nacional, troféu prata, na Categoria Pequenos Negócios. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (8), no auditório da sede do Sebrae Nacional, em Brasília, e fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
A categoria Pequenos Negócios é voltada às proprietárias de micro e pequenas empresas e a de Negócios Coletivos engloba as integrantes de associações e cooperativas com geração de renda.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, mais de 16 mil mulheres participaram do prêmio, que existe há oito anos. “Eleger as melhores histórias, e ter uma amapaense entre elas, nos enche de orgulho porque o Sebrae incentiva esse prêmio, porque acredita e reconhece a dedicação das mulheres empreendedoras no estado”, disse. A final foi disputada por 40 empreendedoras que ganharam as etapas estaduais. Nesta oitava edição, foram registradas 3,6 mil inscrições em todo o país.
A cerimônia de premiação foi comandada pela jornalista Rosana Jatobá, da Rede Globo de Televisão. Durante o evento foi firmado um convênio de cooperação para incentivar a autonomia das mulheres no mercado de trabalho. O documento foi assinado pelo presidente Luiz Barretto e pela subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República, Maria do Carmo Goudinho.
Na solenidade também foi lançada a edição 2012 do prêmio. A novidade é que, além das duas categorias já existentes, o Sebrae vai premiar ainda as empreendedoras individuais, que atuam por conta própria e têm faturamento bruto anual de até R$ 60 mil por ano. Ao final da premiação, as empresárias participaram de um coquetel animado pela cantora Renata Jambeiro.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece o esforço das mulheres que investiram  no sonho de ter a própria empresa, além de servir como incentivo ao empreendedorismo feminino. A premiação é feita em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Fundação Nacional da Qualidade (FQN) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW).
As vencedoras nacionais na Categoria Pequenos Negócios Coletivos foram as empresárias Maria Cristina Muradas Ruffo, proprietária da Mr.Krocco, de Maceió (AL), e a doceira Maria Helena Lubke Jeske, presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas (RS), respectivamente.
A coordenação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Amapá tem como gestora, a colaboradora, Gilvana Rosa, da Unidade de Atendimento Individual.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Show “Voz de Pagu” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher promete emocionar público amapaense.


Símbolo da resistência e das lutas femininas no Brasil, a jornalista e escritora, Patrícia Galvão, conhecida popularmente como Pagu, será título do show cheio de ritmos e emoções “Voz de Pagu”, que ocorre nesta sexta-feira, 9, às 19h, no Teatro das Bacabeiras, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação é uma realização do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada é gratuita.

Envolvendo música, dança, intervenções literárias, homenagens, artes visuais, audiovisual e memória, o evento será totalmente composto por mulheres, desde a responsável pela ornamentação do palco à banda base.
Serão duas horas e meia de programação e 28 cantoras: Oneide Bastos, Claudete Moreira, Lady Púrpura, Julia Medeiros, Laudy Santarém, Patrícia Bastos, Maria Ely, Adriana Raquel, Carol Diva, Taty Taylor, Rebecca Braga, Vanessa Rafaelle, Ingrid Sato, Celine Guedes, Brenda Mello, Julielle, Hanna Paulino, entre outras, interpretando canções marcantes da música brasileira.

Ao final das apresentações, mulheres que fizeram história no Amapá receberão uma singela homenagem. “São senhoras que muito contribuíram e contribuem com a cultura do nosso povo, como a tia Chiquinha do Bolão, vovó Iaiá, tia Biló, a Luci do Tacacá, entre outras. Mulheres do povo, que nos enchem de orgulho”, diz o secretário de Cultura, Zé Miguel.

O público também será especial. É que com o apoio de transporte, da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), idosos do Abrigo São José, Casa da Hospitalidade e Abrigo de Santana virão prestigiar o evento.

“Voz de Pagu”

Ano passado, Patrícia Rehder Galvão, Pagu, foi a homenageada do Mérito Cultural 2011 pelo Ministério da Cultura. Uma guerreira, que concentrou suas energias na luta contra a desigualdade social, se movendo sempre no sentido de alargar os horizontes da criação. Ela foi uma ativista do novo – na criação estética, na prática política, na militância cultural, na luta pela ampliação da presença feminina na vida brasileira, na transformação da dimensão existencial, cotidiana.

Teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922, foi militante comunista, sendo a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas. Aos 18 anos se integra ao movimento antropofágico, de cunho modernista, sob a influência de Oswald de Andrade, com quem foi casada, e Tarsila do Amaral.

Publicou os romances “Parque Industrial”, sob o pseudônimo Mara Lobo, considerado o primeiro romance proletário brasileiro, e “A Famosa Revista” (Americ-Edit, 1945). Escreveu também contos policiais, sob o pseudônimo King Shelter, atuou no teatro.
Em 1988, a vida de Pagu foi contada no filme Eternamente Pagu (1987), no primeiro longa-metragem dirigido por Norma Benguell, com Carla Camurati no papel-título, Antônio Fagundes como Oswald de Andrade e Esther Góes no papel de Tarsila do Amaral. Foi tema de dois documentários, aparece como personagem do filme “O Homem do Pau Brasil”, foi retratada como personagem na minissérie “Um Só Coração” (2004), interpretada por Miriam Freeland.

Há uma canção homônima, Pagu, composição de Rita Lee e Zélia Duncan, interpretada por Maria Rita. Além de ser desenhista e ilustradora, foi ela que trouxe ao Brasil as primeiras sementes de soja. Pagu morreu em 12 de dezembro de 1962, acometida de câncer.

Serviço
Evento: “Voz de Pagu” – show em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Data: 09/03 (sexta-feira)
Local: Teatro das Bacabeiras
Hora: 19h
* Entrada Gratuita
Rita Torrinha/Secult 

segunda-feira, 5 de março de 2012

CONVITE


Macapá-AP: Dando continuidade ao Programa de Neutralização de Redução das Emissões de Carbono no Estado do Amapá, é com satisfação que a Polícia Federal convida a comunidade em geral para realização de plantio de mudas de árvores, desta vez na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Virgolino, localizada na Rua Fernando Oliveira, 3091, Novo Horizonte, Macapá-AP. O evento será realizado dia 06/6/2011 às 9h e contará com a presença de diversas autoridades locais. As mudas de árvores foram doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, dentre as quais, plantas ornamentais, palmeiras e oiti. Serão plantadas 130 mudas em Macapá e 220 mudas no município de Oiapoque/AP. Haverá exposição de palestra com tema ligado à conscientização da preservação do meio ambiente.

 Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal no Amapá
(96) 3213-7534