quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Certificados em atendimento terapêutico e informática com patrocínio da Petrobras são entregues nesta sexta-feira (28)

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas entrega 130 certificados de qualificação profissional em atendentes terapêuticos e informática, voltados à educação de pessoas com autismo

Por Denyse Quintas
Nesta sexta-feira, 28, às 9h, no auditório do Museu Sacaca, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) com patrocínio da Petrobras entregam certificados a 130 profissionais qualificados nos Cursos Atendimento Terapêutico e Informática Aplicada a Pessoa com Autismo.  Na ocasião, a entrega contará com a parceria do Grupo da Faculdade de Tecnologia do Amapá (META).
Atendimento ao Autista
Segundo o presidente da AMA, Frank Costa, os cursos são planejados pelo Projeto Autismo e a Educação Estruturada da AMA, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. “O projeto proporciona capacitação para profissionais que já atuam com pessoas autistas, e/ou a comunidade em geral que venha a atuar com pessoas com autismo”, disse o presidente da AMA, Frank Costa.
Cada curso atingiu 180 h/a, sendo que o Curso de Atendimento Terapêutico foi dividido em duas (2) turmas com 50 alunos cada e a turma do Curso de Informática Aplicada a Pessoa com Autismo, com 30 participantes.
Atendimento ao Autista
Os cursos oferecem capacitação profissional a educadores e atendentes terapêuticos, interessados em desenvolver atividades com pessoas autistas, habilitam monitores para desenvolver atividades de inclusão digital com pessoas autistas, proporcionando educação estruturada e de qualidade aos autistas de Macapá e Santana; promove a inclusão digital para a pessoa autista e a comunidade, oportunizando pela inclusão digital, esclarecimento sobre o autismo, integração, socialização e desenvolvimento da comunidade e do autista.
A Faculdade META parceira da capacitação neste projeto é a instituição de ensino superior que ofertou a estrutura física e os cursos, procedendo a certificação com contém conceito muito bom de qualidade junto ao MEC. A coordenação dos Cursos de Aperfeiçoamento e Extensão contou com o Especialista em Docência do Ensino Superior, professor José Lúcio Coimbra Junior.

Serviço:
Assessoria de Imprensa: Denyse Quintas (96) 9115-7471
denyse-quintas@bol.com.br / denysequintas@gmail.com
Presidente da AMA: Franck Benjamim Costa (96) 9154-3118
AMA/AP
Avenida Padre Rinaldo Bossi, 1422 – Congós - CEP 68904-383, Macapá/AP
Fone: (96) 3225-6329
E-mail: institutointegra@oi.com.br
(27/02/2014)

Justiça do AP realizou a 108ª Jornada Itinerante Fluvial no arquipélago do Bailique‏

Por: Sérgio Bringel
Uma verdadeira força tarefa para realizar um mutirão da cidadania. 54 pessoas, entre magistrados, serventuários, colaboradores e parceiros, arregaçaram as mangas e trabalharam bastante durante sete dias para garantir atendimentos jurisdicionais às comunidades do Arquipélago do Bailique.

Foto: Adson Rodrigues
A Justiça do Amapá colocou à disposição da população da ilha, diversos serviços judiciais, como por exemplo, registro civil, resolução de conflitos possessórios e da esfera criminal.
A ação, que foi coordenada pelo titular do Juizado da Fazenda Pública de Macapá, juiz Luciano Assis, teve a participação efetiva das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Urbano de Macapá, do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério Público e Defensoria Pública.
“Esse apoio dado pelos órgãos públicos foi fundamental para que pudéssemos realizar esse trabalho magnífico junto às comunidades ribeirinhas do arquipélago, que por motivo de difícil acesso à capital, deixam de resolver suas demandas judiciais. Estamos muito felizes por mais essa jornada. Foi um sucesso”, ressaltou o magistrado.
Foto: Adson Rodrigues

A Justiça Itinerante visitou as localidades da Vila Progresso, Itamatabuba e Ipixuna Miranda e realizou inspeções nas comunidades de Franco Grande, Livramento, Maranata, Igarapé Grande e adjacências.
Outra novidade foi a presença de uma emissora de TV da Alemanha e da TV Amapá. Os jornalistas acompanharam toda a Jornada e irão produzir documentários sobre os trabalhos realizados durante a 108ª Jornada Itinerante Fluvial realizada pela Justiça amapaense.
(Assessora de Comunicação/ Bernadeth Farias)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pra Você Guardei O Amor (Nando Reis e Ana Cañas)

Pra você guardei o amor
Que nunca soube dar
O amor que tive e vi sem me deixar
Sentir sem conseguir provar
Sem entregar
E repartir

Pra você guardei o amor
Que sempre quis mostrar
O amor que vive em mim vem visitar
Sorrir, vem colorir solar
Vem esquentar
E permitir

Quem acolher o que ele tem e traz
Quem entender o que ele diz
No giz do gesto o jeito pronto
Do piscar dos cílios
Que o convite do silêncio
Exibe em cada olhar

Guardei
Sem ter porquê
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer
Pra ter um jeito meu de me mostrar

Achei
Vendo em você
E explicação
Nenhuma isso requer
Se o coração bater forte e arder
No fogo o gelo vai queimar

Pra você guardei o amor
Que aprendi vendo os meus pais
O amor que tive e recebi
E hoje posso dar livre e feliz
Céu cheiro e ar na cor que arco-íris
Risca ao levitar

Vou nascer de novo
Lápis, edifício, tevere, ponte
Desenhar no seu quadril
Meus lábios beijam signos feito sinos
Trilho a infância, terço o berço
Do seu lar

Guardei
Sem ter porque
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer
Pra ter um jeito meu de me mostrar

Achei
Vendo em você
E explicação
Nenhuma isso requer
Se o coração bater forte e arder
No fogo o gelo vai queimar

Pra você guardei o amor
Que nunca soube dar
O amor que tive e vi sem me deixar
Sentir sem conseguir provar
Sem entregar
E repartir

Quem acolher o que ele tem e traz
Quem entender o que ele diz
No giz do gesto o jeito pronto
Do piscar dos cílios
Que o convite do silêncio
Exibe em cada olhar

Guardei
Sem ter porque
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer
Pra ter um jeito meu de me mostrar

Achei
Vendo em você
E explicação
Nenhuma isso requer
Se o coração bater forte e arder
No fogo o gelo vai queimar

Justiça do Amapá dá início a III Semana Estadual de Conciliação

Texto: Hugo Reis
Na manhã desta segunda-feira, movimentação intensa no Fórum de Macapá e demais Unidades do Judiciário. Na Central de Conciliação, espaço da abertura oficial do evento, magistrados e servidores se reuniram para falar da importância de conciliar.

Foto: Adson Rodrigues

Nesta semana, aproximadamente 430 processos estão na pauta de audiências conciliatórias em todo o Estado. Cerca de 400 pessoas, entre magistrados, servidores, colaboradores e parceiros estão envolvidas com uma única causa: conciliar.
As Varas Cíveis e de Família; os Juizados Especiais Cíveis; Juizado Especial da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte; Secretárias do 2º Grau, e o Juizado da Fazenda Pública receberão centenas de pessoas em busca da resolução de suas demandas judiciais e, também, de problemas do cotidiano, através do principal meio alternativo da composição: a conciliação.
Foto: Adson Rodrigues

A juíza Stella Simonne Ramos, Coordenadora da Central de Conciliação, explicou que os números de processos podem aumentar além da demanda inicial. “Temos 430 processos marcados, podendo aumentar o número dependendo do interesse das partes que decidem espontaneamente vir ao Judiciário”.
A Desembargadora Sueli Pini, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, ressaltou que o que começou como um projeto ano passado, agora virou um programa mensal que veio para ficar. “Queremos lidar de forma prática, civilizada e saudável para resolver um conflito de interesses. É a maneira mais respeitosa de prestar jurisdição, pois estamos escutando as pessoas. Mostramos para o cidadão que o Poder Judiciário está interessado em ouvi-lo e principalmente, está interessado em resolver seus problemas”.
Foto: Adson Rodrigues

Para o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos, com a realização das Semanas Estaduais de Conciliação, abre-se, assim, na Justiça, mais uma vez a oportunidade para despertar e incentivar a cultura da conciliação, alternativa realmente eficaz na composição de conflitos.
“Se pudermos resolver os problemas do cidadão no início, é melhor para todos. É válido motivar os outros órgãos a fazer o mesmo, pois na conciliação não há perdedores, todos ganham. Ganham as partes que podem resolver seus problemas com mais rapidez e, ganha o Estado, que ao evitar a judicialização, pode cuidar de outros problemas importantes para a comunidade”, disse Desembargador- Presidente.
A partir de agora, a Conciliação ocorrerá sempre na última semana de cada mês. No mês março será no período de 24 a 28; em abril de 22 a 25; maio de 26 a 30; junho, 23 a 27.

No segundo semestre, o calendário das Semanais Estaduais de Conciliação fica da seguinte maneira: 25 a 29 de agosto; 22 a 26 de setembro; 27 a 31 de outubro e irá finalizar em novembro e dezembro juntamente com a Semana Nacional de Conciliação.
Acesse o Site do TJAP.