sexta-feira, 3 de junho de 2011

Senador Randolfe e vereador Clécio lançam páginas na internet neste sábado

Será na churrascaria Tok Grill, sábado (04), às 20 horas, o lançamento do Blog do senador Randolfe Rodrigues e do Site do Vereador Clécio Luís, espaços virtuais das duas principais lideranças do PSOL no Amapá. O evento contará com apoio do Consórcio BNO/NTC, que vai disponibilizar internet banda larga com rede wireless para os presentes. Haverá também apresentação de artistas como Enrico Di Miceli, Ian Fernando e Rebeca Braga.
O blog do senador Randolfe foi construído com a plataforma Wordpress, ferramenta fácil de ser usada e didática. A intenção é assegurar uma linguagem interativa, aproximando o leitor das postagens, de forma que ele se sinta mais do que alguém que recebe um serviço, mas como um coautor, com possibilidade de enriquecer e atualizar a informação.
O site do vereador Clécio já está no ar, mas recebeu nova roupagem para se tornar mais que um canal de divulgação, um instrumento de diálogo, um espaço de prestação de contas, de acesso fácil ao mandato e de serviços, como a disponibilização de cartilhas e leis para downloads. O internauta pode, inclusive, deixar sua sugestão, basta clicar no link “Sua ideia pode virar Lei Municipal”.
Para o evento de lançamento foram convidados jornalistas, blogueiros e formadores de opinião no twitter. Além de popularizar os endereços virtuais. A central é promover interação com o público que utiliza a internet como uma das principais fontes de informação no seu cotidiano.

Por Carla Ferreira

I Encontro de Egressos, Acadêmicos e Profissionais de Secretariado do Amapá‏

O profissional de secretariado – indispensável em qualquer organização – tem a cada dia se consolidado e conquistado seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade brasileira. Essa realidade não é diferente no Amapá. Desse modo, a necessidade de uma representatividade sindical tornou-se latente.

Por Silvana Kelly Morais
Com a finalidade de fortalecer a categoria secretarial e reativar o sindicato, uma equipe de Acadêmicos de Secretariado Executivo da UNIFAP, com o apoio da Coordenação do curso, promoverão o I ENCONTRO DE EGRESSOS, ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO DO AMAPÁ, será realizado no dia 07 de junho, a partir das 8 horas, no Auditório Multiuso - Anfiteatro da Universidade Federal do Amapá. A programação inclui palestra de abertura: Principais diferenças da profissão entre Brasil e Estados Unidos, sustentabilidade e atuação do SINSESP para colocar o secretariado em evidência, com a palestrante: Isabel Cristina Baptista – Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo – SINSESP. O Bacharel em Secretariado Executivo: uma análise pelo conceito de Identidade-Metamorfose, com a palestrante: Marília Lobato – Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá e Histórico da profissão de secretariado no Amapá, com a palestrante: Sonia Amaral (Secretária Executiva e Presidente de honra da categoria, no Amapá). Além de mesas-redondas com participantes de vários estados do Brasil e outras atividades voltadas para a temática. Informações/Inscrições pelos telefones 8112-4471 / 9154-4067 ou na Coordenação do Curso de Secretariado Executivo da Unifap.

*Valor da Inscrição:                                                                                    
·         Profissionais de Secretariado -> R$ 20,00 (vinte reais)
·         Acadêmicos - R$ 10,00 (dez reais)
Coordenação Geral:
Acadêmicos:
Eduardo César Pereira Souza;
Smaellem Thayssa de Souza Oliveira

Macapá recebe título de Capital Nacional do Meio do Mundo

Concedido pela Câmara dos Deputados Federais em Brasília, o Projeto de Lei foi apresentado pela deputada Fátima Pelaes

Por Denyse Quintas
Macapá recebe o título oficial de Capital Nacional do Meio do Mundo. Concedido pela Câmara dos Deputados em Brasília, o Projeto de Lei foi apresentado nesta quinta-feira, 2 de junho, pela deputada federal Fátima Pelaes (AP). “Este será um reconhecimento oficial a nossa capital que já é conhecida como capital do meio do mundo. Já temos o título de fato, agora vamos tê-lo de direito”, disse a parlamentar.
A deputada acredita que a divulgação do título concedido pela Câmara poderá incrementar o turismo na capital. “Com a ponte do Município de Oiapoque temos a expectativa de aumentar o número de turistas estrangeiros que vão entrar na Amazônia pelo estado. Precisamos criar estratégias para explorar o nosso rico potencial turístico”, defende Fátima Pelaes.
De acordo com ela, nos últimos anos tem crescido o número de transatlânticos internacionais que aportam em Macapá. Um dos atrativos preferidos desses turistas tem sido o Marco Zero do Equador. Somente em fevereiro desse ano houve um aumento de 40% de visitas ao monumento por conta desses turistas. “Precisamos valorizar e explorar os nossos atrativos. Trazer mais turistas, brasileiros e estrangeiros, e que eles permaneçam mais tempo na nossa capital, com isso, geramos mais emprego e renda para nossa população”, finaliza a deputada Fátima.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lei que incentiva a substituição das sacolas plásticas, do vereador Clécio Luís, foi aprovada


Nesta  quinta-feira (2), na semana que se comemora o meio ambiente, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 046/10, de autoria do vereador Clécio Luís (PSOL), que autoriza o poder executivo a instituir o incentivo para os estabelecimentos comerciais que forneçam aos consumidores, sacolas reutilizáveis ou sacolas plásticas biodegradáveis em Macapá, Câmara Municipal. Caberá ao executivo a regulamentação no prazo máximo de 90 dias, a contar da sua vigência.
Segundo o vereador Clécio, havia dois caminhos que poderiam ser adotados: uma lei proibitiva ou uma lei estimulativa a substituição destas sacolas. “A meu ver, a proibição imediata não é adequada (por exemplo o que acontece em São Paulo, que adotou uma lei proibitiva e responde a inúmeras ações judiciais), é necessário estimular uma mudança progressiva de postura, já que tem um impacto na economia e ambiental”, disse.
A elaboração do projeto teve inicio no ano passado e partiu da iniciativa dos empresários, capitaniado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Calçados do Estado do Amapá (Sincal), e discutido com os diversos setores do comércio, quanto a adoção de uma legislação que proporcionasse a substituição dos sacos plásticos tradicionais pelas sacolas ecologicamente corretas para o acondicionamento e entrega de produtos e mercadorias.
Ana Lígia Barriga, ex-presidente do Sincal, uma das mentoras do projeto, diz que os sindicatos serão coesos e estão dispostos a acatar as normas descritas em lei. “Precisamos fazer a nossa parte e preservar o meio ambiente, é responsabilidade de todos”, explicou.
 “Acredito em processos, por isso a formulação de uma lei que estimule, que crie mecanismos de incentivos para lojas, mercados, comércios, miniboxes ou quais quer estabelecimentos, que possa substituir o material gradativamente, por exemplo, por sacolas oxibiodegradáveis, que  acelera a decomposição de bilhões de toneladas que ficam no ambiente à espera da degradação”, completou.

Sacolas - As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para serem absorvidas pelo meio ambiente, enquanto que as biodegradáveis podem se desfazer a partir de  três meses – se expostas ao sol e calor – ou em 18 meses – se guardadas dentro de casa. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.