quinta-feira, 31 de março de 2011

Sebrae lista oportunidades de negócios para pequenas empresas durante a Copa de 2014


Presidente do Sebrae, Luiz Barretto
O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, concedeu uma entrevista, às 11 horas, do dia 29, no Sofitel Hotel, para divulgar um estudo que é o mapa de oportunidades para pequenas empresas situadas nas 12 cidades-sede da Copa do mundo de 2014. O Sebrae encomendou a pesquisa à FGV (Fundação Getúlio Vargas) e, quatro, dos nove setores da economia que fazem parte da pesquisa, já terão seus resultados apresentados.
A pesquisa faz parte do Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede e revela que os setores da economia como a construção civil, tecnologia da informação, turismo e produção associada ao turismo (gastronomia, artesanato etc) oferecem 448 oportunidades de negócios para pequenas empresas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Outros setores também foram destacados como: comércio varejista, serviços em geral, vestuários, madeira e imóveis (reforma de hotéis) e o agronegócio (influenciando na gastronomia).
Segundo o mapeamento a Copa de 2014, que receberá, até 2013, investimentos de R$ 79,3 milhões. Os recursos serão aplicados em programas de consultoria, inovação e acesso a mercados, como o Sebrae Mais, Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI) e Centrais de Negócios. Para atender à demanda, novas soluções também poderão ser criadas.
De acordo c encomendada pela FGV, haverá possibilidades de negócios para pequenos empreendimentos antes, durante e após o evento esportivo. Alguns exemplos são as agências de viagens emissivas e de receptivo, fornecedores de uniformes, empresas de terraplenagem, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas, comércio de reparação e manutenção de equipamentos de comunicação, empresas de Internet e infraestrutura de TI, produção de artesanato, design de produtos e embalagens, fornecedores de material e mobiliário de escritório, entre outras.
As 448 oportunidades de negócios foram extraídas de uma lista de atividades nas quais essas empresas podem empreender com grande chance de sucesso. Esses segmentos incluem as compras governamentais (com as garantias previstas na Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas) e os negócios diretamente com o mercado – que representam a maior parte das oportunidades. Ainda no primeiro semestre de 2011, serão mapeados mais cinco setores: agronegócio, madeira e móveis, têxtil e confecção, comércio varejista e serviços.
“Não basta ter oportunidade, tem que ter envolvimento meticuloso”, disse o presidente do Sebrea, Luiz Barretto durante a coletiva, e afirmou que o meio empresarial, durante os investimentos da copa, terá que ter um diálogo com a sustentabilidade.
Barreto também ressaltou o conhecimento acadêmico com o conhecimento de mercado para identificar oportunidades. Um dos temas da edição da Copa de 2014 é a modernização tecnológica.
Regras do jogo
O Mapa de Oportunidades aponta quais são os requisitos obrigatórios e classificatórios que devem ser cumpridos para que os empresários possam garantir seu espaço no mercado. Eliminatórios são aqueles sem os quais uma empresa é ou não contratada, normalmente por questões legais, como alvará de funcionamento, nota fiscal, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e Inscrição Estadual.
Já os requisitos classificatórios são os que agregam valor à empresa, sendo uma condição diferencial que poderá aumentar as chances de desenvolvimento e exploração dos negócios. São de três tipos: documentação específica (como CREA, certificações ISO), gestão e sustentabilidade. No setor de turismo, por exemplo, contam pontos a favor da empresa o apoio no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a contratação prioritária de mão de obra de fornecedores locais.
Outro dado relevante do mapeamento é o índice de densidade das empresas nas atividades dos setores. Esse índice oscila entre 0 e 1. Um índice 0,80 significa que, do total de empresas da respectiva atividade econômica, 80% delas são micro e pequenas. No setor de tecnologia da informação, as atividades de rádio têm nível de densidade de 0,82. No turismo, os serviços de guia registram índice de 0,99.

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