Por Pérola Pedrosa
Os novos diretores de escolas do município assumiram seus postos hoje, 7, com a responsabilidade de trabalhar para implantar políticas educacionais de acordo com as propostas planejadas para a gestão. O prefeito Clécio Luís empossou os 68 gestores que, a partir de segunda-feira, quando inicia o ano escolar, são os responsáveis por conduzir as escolas do município. O secretário de Educação, Saul Peloso, reforçou que, entre as atribuições administrativas, está o encargo de primar pela ética e aplicar racionalmente os recursos públicos.
De acordo com o prefeito Clécio, os diretores foram definidos com base em indicações e por avaliação curricular e técnica. “É importante deixar claro que a partir de agora serão exigidos empenho, disposição e muito jogo de cintura. Confio no profissionalismo de todos. Nossa missão é dobrada, pois a educação municipal tem que ousar. Não vou cobrar quem votou ou não em mim, e sim trabalho, dedicação e profissionalismo. Temos que dar respostas, a população confia em nosso mandato”, afirmou.
O prefeito fez questão de relatar alguns fatos que levaram a população a elegê-lo e, com base nisso, pediu que as metas discutidas em campanha e transformadas em compromisso fossem consideradas. “Os temas transversais devem ser trabalhado nas escolas, esse foi um dos pontos debatidos e construídos junto com os educadores. Outro objetivo que não pode ser esquecido é o da implantação da gestão democrática nas escolas, que está entre os compromissos que assumi”, reforçou.
Profissionalismo e dedicação foram os critérios de escolha para os novos administradores das escolas municipais. Foto Divulgação PMM. |
Entre as missões, os novos diretores têm que melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da educação municipal, que apresentou um dos piores números no ano passado. O prefeito pediu esforço para que as escolas sejam as instituições mais importantes da cidade. “Não é fácil, mas peço determinação, que administrem com humildade, respeitando todos os profissionais da educação e com diálogo com a base. Que a educação seja focada em fazer cidadãos melhores e profissionais éticos”, pediu.
O prefeito informou ainda que há sete anos não é construída uma nova escola e que o último concurso para educação foi realizado em 2005. “Queremos realizar concurso ainda este ano. Sobre a rede física, vamos trabalhar com planejamento, chega de puxadinho nas escolas, quero um trabalho sério, que tenha consistência. A escola, não apenas um lugar de aprendizado, mas um espaço de discussão, de integração e principalmente de base para formar cidadãos”, encerrou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário