segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Justiça do Amapá dá início a III Semana Estadual de Conciliação

Texto: Hugo Reis
Na manhã desta segunda-feira, movimentação intensa no Fórum de Macapá e demais Unidades do Judiciário. Na Central de Conciliação, espaço da abertura oficial do evento, magistrados e servidores se reuniram para falar da importância de conciliar.

Foto: Adson Rodrigues

Nesta semana, aproximadamente 430 processos estão na pauta de audiências conciliatórias em todo o Estado. Cerca de 400 pessoas, entre magistrados, servidores, colaboradores e parceiros estão envolvidas com uma única causa: conciliar.
As Varas Cíveis e de Família; os Juizados Especiais Cíveis; Juizado Especial da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte; Secretárias do 2º Grau, e o Juizado da Fazenda Pública receberão centenas de pessoas em busca da resolução de suas demandas judiciais e, também, de problemas do cotidiano, através do principal meio alternativo da composição: a conciliação.
Foto: Adson Rodrigues

A juíza Stella Simonne Ramos, Coordenadora da Central de Conciliação, explicou que os números de processos podem aumentar além da demanda inicial. “Temos 430 processos marcados, podendo aumentar o número dependendo do interesse das partes que decidem espontaneamente vir ao Judiciário”.
A Desembargadora Sueli Pini, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, ressaltou que o que começou como um projeto ano passado, agora virou um programa mensal que veio para ficar. “Queremos lidar de forma prática, civilizada e saudável para resolver um conflito de interesses. É a maneira mais respeitosa de prestar jurisdição, pois estamos escutando as pessoas. Mostramos para o cidadão que o Poder Judiciário está interessado em ouvi-lo e principalmente, está interessado em resolver seus problemas”.
Foto: Adson Rodrigues

Para o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos, com a realização das Semanas Estaduais de Conciliação, abre-se, assim, na Justiça, mais uma vez a oportunidade para despertar e incentivar a cultura da conciliação, alternativa realmente eficaz na composição de conflitos.
“Se pudermos resolver os problemas do cidadão no início, é melhor para todos. É válido motivar os outros órgãos a fazer o mesmo, pois na conciliação não há perdedores, todos ganham. Ganham as partes que podem resolver seus problemas com mais rapidez e, ganha o Estado, que ao evitar a judicialização, pode cuidar de outros problemas importantes para a comunidade”, disse Desembargador- Presidente.
A partir de agora, a Conciliação ocorrerá sempre na última semana de cada mês. No mês março será no período de 24 a 28; em abril de 22 a 25; maio de 26 a 30; junho, 23 a 27.

No segundo semestre, o calendário das Semanais Estaduais de Conciliação fica da seguinte maneira: 25 a 29 de agosto; 22 a 26 de setembro; 27 a 31 de outubro e irá finalizar em novembro e dezembro juntamente com a Semana Nacional de Conciliação.
Acesse o Site do TJAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário