domingo, 20 de março de 2011

MinC responde polêmica sobre blog de Maria Bethânia

O assunto da tarde desta quarta-feira (16/3) na internet foi a nota da coluna de Mônica Bergamo no jornal Folha de S. Paulo, informando que a cantora Maria Bethânia conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 1,3 milhão para a criação de um blog.
O site “O Mundo Precisa de Poesia”, segundo a coluna, propõe a publicação diária de vídeos da cantora interpretando grandes obras. A direção dos 365 vídeos seria de Andrucha Waddington.
Os internautas consideraram um exagero o dinheiro recebido para colocar o blog no ar. “Pô, Maria Bethânia, R$ 1,3 milhão em lei de incentivo para criar um blog? Não conhece wordpress.com?”, indagaram os @blogueirosparanaenses, referindo-se à ferramenta de publicação gratuita WordPress.
As críticas atingiram especialmente o MinC, que autorizou a captação para o projeto. Pelo Twitter, o grupo Mombojó, de Recife (PE), fez uma comparação com sua própria dificuldade para captar recursos públicos: “E pensar que foi uma dificuldade aprovar míseros 35 mil reais para fazer o nosso primeiro disco pela lei de incentivo a cultura…”
Um internauta rapidamente criou no Blogspot (outra ferramenta de publicação gratuita) o ” Blog da Bethânia – um milhão de motivos de motivos pra você acessar”, ironizando o feito.
Após as críticas, o MinC divulgou uma nota de esclarecimento:
“Em relação à aprovação do projeto de blog da cantora Maria Bethânia para captação via Lei Rouanet, o Ministério da Cultura informa:
* O projeto em questão (Pronac 1012234) foi aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que reúne representantes de artistas, empresários, sociedade civil (de todas as regiões do país) e do Estado;
* Esta aprovação, que seguiu estritamente a legislação, não garante, apenas autoriza a captação de recursos junto à sociedade;
* Os critérios da CNIC são técnicos e jurídicos; assim, rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou não, configuraria óbvia e insustentável discriminação;
* Todas as reuniões deliberativas da CNIC têm transmissão em áudio em tempo real pelo site do MinC (www.cultura.gov.br), acessível a qualquer cidadão.”
* Com informações da Folha Online, do Blog do Noblat (O Globo) e do MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário