sexta-feira, 11 de maio de 2012

Não deixa sua vida virar uma rotina

“Vida louca vida
Vida breve
Já que eu não posso te levar
Quero que você me leve
Vida louca vida
Vida imensa
Ninguém vai nos perdoar
Nosso crime não compensa”
E começando o meu texto com uma citação de Cazuza que sigo para a reflexão de hoje. O quanto à rotina pode atrapalhar a vida da gente? Nós ficamos presos a tantas coisas no dia-dia, com tantos problemas e esquecemos o quanto a vida é breve. Pelo menos essa vida.
A rotina de um trabalho de mais de 40 horas semanais, os problemas financeiros, saúde faz com que a gente esqueça que também tem uma vida lá fora.
Viajar por exemplo, faz bem pra alma e pra mente. Conhecer outras pessoas, outras culturas faz a gente saber que tem vida além da nossa e que não somos os únicos a pertencer a essa doença chamada rotina.
A rotina faz com que você perca uma identidade e ganhe uma carapuça. Você fica carrancudo e preso nesta casa de detenção que, felizmente pode haver uma revolta, ou você faz uma Tereza e sai correndo dessa coisa ruim.
A rotina deixa a sua vida sem poesia, você fica mecânico, limitado, sem coragem para enfrentar o que é novo. Acaba obedecendo  normas, evitar alterações ou mudanças. Cuidado! A rotina virá hábito, igual ao escovar os dentes. Você vai ficar aí preservando esses processos habituais?
Então saia para um jantar, tome banho no mar, rio, igarapé, lago ou o que tiver aí na sua cidade. Vá assistir a um filme de terror ou a um besteirol americano naquele cinema perto da sua casa. Ligue para os antigos amigos, combine um passeio. Escute a música no volume máximo e comece a ensaiar uns passinhos de dança. Olhe um sorriso de uma criança. Aprecie a natureza. Tome um banho de chuva, que lava o corpo e o espírito.
Com essas medidas sua vida vai ficar bem mais colorida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário