sexta-feira, 20 de abril de 2012

O exame de mama e a busca de soluções


Em novembro de 2009, numa consulta rotineira com a minha ginecologista, durante o momento em que ela me examinava, ela notou uma diferença no meu seio esquerdo. Achou um nódulo e pediu para eu fazer uma ultrassonografia mamária. Mas médica, com toda sua sutiliza, procurou me acalmar dizendo que isso poderia ser hormonal.
Até aí tudo normal. Com as festas de fim de ano e férias de alguns médicos que conheço, consegui fazer o exame só no inicio de 2010, e realmente estava lá, na minha mama esquerda, um nódulo sólido. Fiquei assustada e dei um jeito de ir logo a um mastologista.
O primeiro mastologista que me consultei, o qual não gosto nem de lembrar o nome da figura, fez um circo em relação ao meu estado. Pensei que estava em fase terminal. Recomendou uma cirurgia de urgência. Cobrou-me um valor que na época eu não podia pagar e ainda fez uma série de objeções dizendo que eu NÃO poderia mais beber: café, achocolatado, chá e bebidas alcoólicas. Proibiu-me também de comer camarão, carne bovina e suína. Simplesmente eu não iria mais viver, e sim vegetar.
Anotou, em papel timbrado, os valores da cirurgia e com quem eu deveria falar sobre isso no Hospital São Camilo.
Saí da consulta transtornada, deprimida e pensando de que forma eu poderia arrumar aquele dinheiro para fazer a cirurgia.
Não tendo dinheiro, consegui, depois de algum tempo, que a cirurgia fosse feita pelo hospital geral. Porém, eu precisava do pedido médico. Um único papel. Esse “doutor”, que também atende pela rede pública, negou em me dá o pedido de cirurgia, me tratando mal pra caramba e ainda ressaltou que quem marca a cirurgia é ele e não a SESA e que seu eu quisesse o pedido eu teria que fazer outra consulta com ele.
Saí do consultório dele com tanta raiva, mais com tanta raiva, que roguei as sete pragas do Egito nele. Portanto, quando a minha cabeça esfriou, decidir voltar para o hospital e marquei outra consulta com outro mastologista.
Com o outro médico, ele fez um exame chamado pulsão mamária, o qual o resultado sairia depois de 30 dias, mas se falando do setor público, aumenta mais pra 60 dias. Entretanto, toda via, contudo, ele me disse que eu poderia levar uma vida normal. Quando perguntei sobre uma cirurgia, ele me disse que não era necessário.
Como assim não é necessário? Ele me explicou que esse tipo de nódulo é comum, porém pode nascer mais, mas se eu fizesse uma cirurgia naquele momento, ia ganhar uma cicatriz sem necessidade. E ainda ressaltou que se fosse uma irmã dele, não recomendaria a cirurgia.
Esperei o resultado do exame, quando eu vi, deu material insuficiente. Pow, senti uma dor pra nada? E lá vou para o hospital marcar outra consulta para fazer um novo exame. Só que não conseguir marcar com o mesmo médico e me indicaram outra mastologista, a doutora Leda.  
Chegando lá, eu vi o quanto ela é amorosa e carinhosa. E ao recepcionar o paciente, ela com seu jeitinho, já procura acalmar o coração da gente. Fez a mesma recomendação que o médico anterior: nada de cirurgia.
Porém, através do pedido da doutora Leda, fiz outro exame chamado Cori Biopse Mamária. Um negócio que assusta, mas não dói, pois tem uma pequena anestesia local. É feito com uma pistola. Dá um medo, dói bem menos que depilação.
E o resultado saiu. O nome do nódulo é fibroadenoma.
Nome esquisito, mas não precisam se assustar, pois não tinha presença de malignidade.
Com isso, levo a minha vida normal, fazendo exames semestrais.
Agradeço primeiramente a Deus, agradeço a minha ginecologista, Sandra Regina, que com sua percepção, detectou algo diferente.
Agradeço também a doutora Leda, pelo carinho e atenção, que até por mensagem direta no twitter, sempre se mostra dedicada, e o outro médico, que se chama Antônio Sérgio, também sou grata por sua atenção e profissionalismo no que faz.
Mas o que eu queria ressaltar aqui, é que não custa nada ouvir uma segunda ou terceira opinião.
Aí vocês me perguntam: você não fazia o toque de mama? Fazia e faço, mas essas coisas se confundem com as glândulas mamárias. Então muita atenção nessa hora.

O que é fibroadenoma? É um tipo de nódulo benigno que é muito comum em adolescentes e mulheres em torno dos 20 anos. É um aumento do lóbulo da mama. Estes caroços podem ter todo o tipo de forma e tamanho, desde pequenos como uma ervilha até grandes como um limão.

2 comentários:

  1. Poxa, Alessandra. Nem imagino o terror que você deve ter sentido - e sofrido. Infelizmente ainda nos deparamos com muitos médicos ridículos como foi o que primeiro lhe atendeu. Te desejo toda saúde do Mundo! Graças a Deus você caiu em mãos certas. A Dra. Leda é simplesmente maravilhosa. Sou paciente dela há uns 4 ou 5 anos e ela, realmente, é muito amorosa. Como você bem disse, a recepção dela logo quebra qualquer tensão que estejamos sentindo. É unânime esse amor que nós mulheres sentimos em relação ao atendimento dela. Fique com Deus. Abração e bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Valeu amiga. Queria alertar mesmo para os médicos picaretas e para a importância do auto-exame de mama.

    ResponderExcluir