segunda-feira, 30 de abril de 2012

Iluminárias de lindas e sustentáveis


Quer dá uma charme na sua casa e não sabe como? Aqui vai uma sugestão de uma decoração simples, linda e sustentável.
Os materiais que vocês vão precisar é: Latas (neste caso foi usado latas de conserva de atum), papel decorado ou de presente, tesoura, cola branca, prendedores de roupa de madeira, barbante , um cabide de madeira e vela para rechaud.

Lave bem as latinhas e em seguida dá uma lixadinha na parte externa,
isso garante que o papel cole melhor na lata.

Corte as tiras de papel e cole nas laterais das latinhas. 

Corte o barbante em diferentes tamanhos (isso deixará as latinhas em tamanhos desiguais). 
 Amarre  ao redor delas. Para dar maior sustentação e segurança faça primeiro um nó e a seguir faça um laço, para a decoração ficar mais suave.


Forre os prendedores de roupa com o papel decorado também! Amarre a outra ponta do barbante ao cabide.  Utilize os prendedores de roupa para que os barbantes não deslizem pelo cabide, assim...


Coloque as velas de rechaud dentro das latinhas e pendure o cabide no local desejado.




domingo, 29 de abril de 2012

Mesa de Centro Sustentável

Ideias criativas que custam pouco, ajudam o meio ambiente e são fáceis de fazer são sempre bem vindas na decoração de casa. Então resolvi vasculhar na internet, pensando na minha casinha (é claro), e achei aternaltivas lindas e sustentáveis de decoração. A primeira delas é a Mesinha de Centro.
Espero que gostem!


Essa daqui dá pra guarda livros e revistas.

Quer mais Poesia? Então grave no vidro a letra de uma música ou um poema preferido. 

Esse vermelho arrasou. 


Como Fazer:
O passo a passo é simples.
1. Pegue um pallet normal
2. Cubra as imperfeições com massa para madeira e depois lixei para nivelar.
3. Dê uma demão de base acrilica branca. Isso serve para a  cor final ficar uniforme. Depois dê duas demãos com tinta esmalte a base de água de sua preferência.
4. Depois coloque  4 pés de madeira
5. Meça o tamanho do pallet e mande cortar 2 pedaços de espelho e 2 de vidro e posicione em cima do pallet.
5. Prontinho… Pallet reciclad e lindo iluminando a sala.
Agora é só curtir a mesa de centro descolada, moderna e linda. 


sábado, 28 de abril de 2012

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque: Equipe do PNMT visita veleiro do Greenpeace

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque: Equipe do PNMT visita veleiro do Greenpeace: Equipe da Gestão Participativa do PNMT Foto: Cristiane Menezes     A Equipe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), real...

Consultoria desenha eficiência gerencial e operacional das empresas em Cutias do Araguari


Controle financeiro, layout e estrutura física são grupos de itens pontuados e avaliados na consultoria empresarial
Denyse Quintas
De Cutias do Araguari/Amapá
Empresas formalizadas ME (Micro Empresa) de diversos ramos de atividade como: restaurantes, miniboxes, panificadoras, loja de confecções e material de construção, recebem consultoria de aconselhamento empresarial, a partir de diagnóstico gerencial avaliando as áreas relacionadas aos controles financeiros, pessoal, comunicação mercadológica, estoque e instalações físicas.
Segundo o administrador de empresas e consultor do Sebrae, Alessandro Reis, é elaborado um sistema de avaliação, por meio de questionário de investigação onde são avaliados cada área da empresa. A partir das informações coletadas é feito um diagnóstico e um plano de ação que é discutido com o empresário no momento do atendimento. “Em linhas gerais ocorre aceitação das sugestões gerenciais e o empresário promete colocar em prática as sugestões providas da atividade de consultoria conforme repasse”, disse o consultor Alessandro Reis.
De acordo com ele, os itens graduados são Controle Financeiro (existência do controle, existência de registro, registro das entradas e saídas financeiras, controle do estoque, fechamento do dia e balanço do período); controle de pessoal (falta de registro de empregados, folha de ponto e formatação de recibos de pagamentos); e controle de estoque (ausência de modelo de controle de entradas e saídas de mercadorias).
“São encontrados diversos pontos a serem trabalhados com intuito de melhorar o desempenho empresarial. Estes fatores negativos são decorrentes da falta de oportunidades como esta oferecida pelo Sebrae, a partir de projeto como a Caravana Sebrae Itinerante que aproxima o empreendedor as práticas de excelência em gestão”, finaliza Alessandro.
As consultorias da Caravana Sebrae Itinerante em Cutias do Araguari, encerram nesta sexta-feira, 27 de abril.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Navio do Greenpeace aponta para biodiversidade do Amapá



O navio da organização ambientalista Greenpeace, Rainbow Warrior, chegará ao Amapá nesta sexta-feira (27), com objetivo de dar visibilidade nacional e mundial para a biodiversidade do Amapá.
A passagem do navio pelo Amapá também faz parte da programação da ONG para a Rio+20, que será realizada em junho de 2012. O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, visitará o navio. Ele reafirmou seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento da economia verde no Amapá.
“Queremos mostrar aos brasileiros a importância do Amapá para um país que está se desenvolvendo e de seu maior patrimônio, que é a biodiversidade. O governador Camilo Capiberibe está compromissado com as causas ambientais e com o desenvolvimento da economia verde no Estado”, ressaltou Paulo Adário, coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace.
A embarcação veio dos Estados Unidos e entrou no Brasil pelo Amapá. O navio é conhecido por denunciar crimes ambientais, promover alternativas de atitudes ecologicamente corretas e por contribuir para a discussão de um novo modelo de desenvolvimento sustentável.
Dentro do navio, os visitantes podem ver as exposições fotográficas que mostram tanto a beleza como o descaso com o meio ambiente. O Rainbow Warrior ficará atracado na Docas de Santana até o dia 30 deste mês. Neste período, será aberto para a visitação.
Após sua estadia no Amapá, o navio segue para Belém (PA), Recife (PE) e finalmente Rio de Janeiro (RJ), onde participa da Rio+20. O Greenpeace pretende coletar assinaturas dos cidadãos brasileiros para apresentar um projeto de lei ao Congresso Nacional conta o desmatamento.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada – (11) 3266-6088
Vinicius Abbate – ramal 225

Em parceria com o Sebrae, Banco da Amazônia apresenta linhas de créditos a empreendedores de Itaubal


Com a chegada da Caravana Sebrae Itinerante no município, Empreendedores Individuais tiveram acesso à informações do Banco da Amazônia sobre valores disponíveis, prazos para pagamentos, garantias, entre outros


Denyse Quintas
De Cutias do Araguari/Amapá

Nesta quarta-feira, 25 de abril, às 11hs, na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, em Itaubal e às 19hs, na Escola Estadual Lourimar Simões Paes, em Cutias do Araguari, foram realizadas palestras e orientações sobre a figura Empreendedor Individual e pelo Banco da Amazônia informações sobre Acesso ao Crédito.
O gerente geral da Agência Macapá do Banco da Amazônia, André Vargas, explicou que para o Empreendedor Individual ter acesso ao crédito uma análise documental do Empreendedor e de seu Avalista. “Em cumprimento a política da Instituição Financeira, o empreendedor deve ter no mínimo, seis meses de legalização e faturamento do negócio para que o crédito seja possível,”, disse o gerente André Vargas.
Ele informa que existem algumas condicionantes que garantem crédito ao EI,tais como documentação completa do EI e Avalista, não constar inscrição nos órgãos restritivos, dentre outros. O valor para o capital de giro pode ser até R$ 5mil, operação com prazo máximo até 24 meses e/ou para investimentos fixo até R$ 15 mil, com prazo em até 36 meses. A taxa é 6,75% ao ano, com bonificação de 15% de adimplência. “É a menor taxa praticada no mercado financeiro do Brasil”, afirma o gerente do Banco da Amazônia, André Vargas.
O banco apresenta um tratamento diferenciado, mas exige um avalista, podendo, entre outros, ser o próprio cônjuge. Será feito uma análise cadastral, a partir das informações do cliente e do relacionamento dele com a instituição financeira. O Banco da Amazônia possui, atualmente, duas Agências no Amapá, sendo uma em agência em Macapá, e outra em Santana e em breve será inaugurada a agência no município de Laranjal do Jari.
Na ocasião, o gerente André recebeu os técnicos do Rurap para nivelamento de informações sobre a ação do FNO Itinerante, especificamente das operações de crédito da agricultura familiar que acontece no dia 12 de junho, no município de Cutias.
A palestra contou com a participação da analista de crédito do Banco da Amazônia, Socorro Duarte.

Caravana Sebrae Itinerante passa por Cutias do Araguari no Amapá

O objetivo é oferecer os serviços da instituição ao maior número de pessoas possível 
 Denyse Quintas 
De Cutias do Araguari/Amapá

A Caravana Sebrae Itinerante passa por Cutias do Araguari, no período entre 25 e 27 de abril, com a finalidade de estimular e disseminar a cultura do empreendedorismo, da importância da gestão, do acesso ao mercado e, da necessidade de constante capacitação, por meio do atendimento e capacitação no ambiente do cliente, dando ênfase aos negócios empresariais. A Caravana do Sebrae estará na cidade, na Escola Estadual Lourimar Simões Paes, das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 18h30 às 22h30. Nesta quinta-feira, 26 de abril, um plantão de Auto Atendimento com formalização do empreendedor individual e consultoria para quem ja é formalizado, e orientações para quem deseja formalizar pequenos negócios. Os colaboradores do Sebrae, além de realizarem palestras, cursos e oficinas percorrerão a cidade para falar sobre a importância de formalizar um negócio. A programação inclui também visitas de diagnostico empresarial, enfatizando um plano de ação para as micro e pequenas empresas de Cutias do Araguari.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O exame de mama e a busca de soluções


Em novembro de 2009, numa consulta rotineira com a minha ginecologista, durante o momento em que ela me examinava, ela notou uma diferença no meu seio esquerdo. Achou um nódulo e pediu para eu fazer uma ultrassonografia mamária. Mas médica, com toda sua sutiliza, procurou me acalmar dizendo que isso poderia ser hormonal.
Até aí tudo normal. Com as festas de fim de ano e férias de alguns médicos que conheço, consegui fazer o exame só no inicio de 2010, e realmente estava lá, na minha mama esquerda, um nódulo sólido. Fiquei assustada e dei um jeito de ir logo a um mastologista.
O primeiro mastologista que me consultei, o qual não gosto nem de lembrar o nome da figura, fez um circo em relação ao meu estado. Pensei que estava em fase terminal. Recomendou uma cirurgia de urgência. Cobrou-me um valor que na época eu não podia pagar e ainda fez uma série de objeções dizendo que eu NÃO poderia mais beber: café, achocolatado, chá e bebidas alcoólicas. Proibiu-me também de comer camarão, carne bovina e suína. Simplesmente eu não iria mais viver, e sim vegetar.
Anotou, em papel timbrado, os valores da cirurgia e com quem eu deveria falar sobre isso no Hospital São Camilo.
Saí da consulta transtornada, deprimida e pensando de que forma eu poderia arrumar aquele dinheiro para fazer a cirurgia.
Não tendo dinheiro, consegui, depois de algum tempo, que a cirurgia fosse feita pelo hospital geral. Porém, eu precisava do pedido médico. Um único papel. Esse “doutor”, que também atende pela rede pública, negou em me dá o pedido de cirurgia, me tratando mal pra caramba e ainda ressaltou que quem marca a cirurgia é ele e não a SESA e que seu eu quisesse o pedido eu teria que fazer outra consulta com ele.
Saí do consultório dele com tanta raiva, mais com tanta raiva, que roguei as sete pragas do Egito nele. Portanto, quando a minha cabeça esfriou, decidir voltar para o hospital e marquei outra consulta com outro mastologista.
Com o outro médico, ele fez um exame chamado pulsão mamária, o qual o resultado sairia depois de 30 dias, mas se falando do setor público, aumenta mais pra 60 dias. Entretanto, toda via, contudo, ele me disse que eu poderia levar uma vida normal. Quando perguntei sobre uma cirurgia, ele me disse que não era necessário.
Como assim não é necessário? Ele me explicou que esse tipo de nódulo é comum, porém pode nascer mais, mas se eu fizesse uma cirurgia naquele momento, ia ganhar uma cicatriz sem necessidade. E ainda ressaltou que se fosse uma irmã dele, não recomendaria a cirurgia.
Esperei o resultado do exame, quando eu vi, deu material insuficiente. Pow, senti uma dor pra nada? E lá vou para o hospital marcar outra consulta para fazer um novo exame. Só que não conseguir marcar com o mesmo médico e me indicaram outra mastologista, a doutora Leda.  
Chegando lá, eu vi o quanto ela é amorosa e carinhosa. E ao recepcionar o paciente, ela com seu jeitinho, já procura acalmar o coração da gente. Fez a mesma recomendação que o médico anterior: nada de cirurgia.
Porém, através do pedido da doutora Leda, fiz outro exame chamado Cori Biopse Mamária. Um negócio que assusta, mas não dói, pois tem uma pequena anestesia local. É feito com uma pistola. Dá um medo, dói bem menos que depilação.
E o resultado saiu. O nome do nódulo é fibroadenoma.
Nome esquisito, mas não precisam se assustar, pois não tinha presença de malignidade.
Com isso, levo a minha vida normal, fazendo exames semestrais.
Agradeço primeiramente a Deus, agradeço a minha ginecologista, Sandra Regina, que com sua percepção, detectou algo diferente.
Agradeço também a doutora Leda, pelo carinho e atenção, que até por mensagem direta no twitter, sempre se mostra dedicada, e o outro médico, que se chama Antônio Sérgio, também sou grata por sua atenção e profissionalismo no que faz.
Mas o que eu queria ressaltar aqui, é que não custa nada ouvir uma segunda ou terceira opinião.
Aí vocês me perguntam: você não fazia o toque de mama? Fazia e faço, mas essas coisas se confundem com as glândulas mamárias. Então muita atenção nessa hora.

O que é fibroadenoma? É um tipo de nódulo benigno que é muito comum em adolescentes e mulheres em torno dos 20 anos. É um aumento do lóbulo da mama. Estes caroços podem ter todo o tipo de forma e tamanho, desde pequenos como uma ervilha até grandes como um limão.

terça-feira, 3 de abril de 2012

MAIS GENTILEZA, POR FAVOR! (FERNANDA MELLO)


Outro dia – numa roda de amigos – surgiu um assunto que me fez pensar: já repararam que nesses tempos modernos, deixamos a gentileza de lado e nos desculpamos pelos maus modos, colocando a culpa no estresse? Pode ser uma resposta atravessada por conta do trânsito caótico. Pode ser o prazo curto. A falta de dinheiro. A falta de tempo. A falta de saúde. A falta de graça na vida. Os motivos são muitos e não param. Mas será que – em nome das nossas “faltas” – temos o direito de sermos MENOS humanos? Onde foi parar a delicadeza, a gentileza, a educação e o respeito? Onde foi parar o que nós SOMOS?Desculpe-me, mas é difícil responder. Estamos tão individualistas que mal percebemos o outro. Eu, pessoalmente, acho uma falta de inteligência privilegiar apenas o SABER e não valorizar quem tem uma visão generosa do mundo. Para mim, a combinação dos dois – conhecimento e sensibilidade – são um prato cheio para vivermos melhor. E crescermos tanto pessoal, quanto profissionalmente.
Infelizmente, não é isso que vemos por aí. O respeito parece ter saído de moda. Gentileza, então, virou gíria das nossas avós. Nada de “bom dia”, “boa tarde”, nem um olhar que te perceba como indivíduo.
Importante esclarecer: não gosto de generalizar. Conheço pessoas que – no meio do salve-se quem puder! – continuam a ser PESSOAS.  Enxergam, em seus olhos, o outro. Oferecem – sem o menor constrangimento – um abraço sincero. Uma ajuda inesperada. Um elogio. Um silêncio na hora certa.
Isso, para mim, não é frescura. É apenas a boa e velha educação pedindo passagem... Implorando para não ser esquecida, dentro do carro, na hora do rush.
Claro que não é preciso dizer “obrigada!” a cada minuto. Mas antes uma palavra doce do que deixar nosso lado brucutu (acredite, todo mundo tem um!) falar mais alto e acabar com a CORDIALIDADE que ainda nos resta.
Você acha esse papo ultrapassado? Chegou, então, a hora de me desculpar. DE NOVO.Sei que pode parecer ingenuidade minha, mas eu continuo com fé no ser humano. (E em mim). Acho que a pessoa que desenvolve sua sensibilidade para perceber o outro (seja no trabalho, em casa, na rua ou na fazenda), só tem a ganhar. Uma promoção. Um trabalho melhor. Um amigo de verdade. Um dia mais feliz. Ou apenas um sorriso que – a meu entender – já vale o esforço.Por isso, venho escrever esse texto para tirar meu nó da garganta e alertar aos que ainda sabem ouvir: o mundo precisa de mais gentileza. E menos – muito menos! – cara amarrada.  (Fernanda Mello)