quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trabalhadores da Saúde paralizam atividades hoje

Por Gabriela Oliveira
 SINDESAÚDE- Sindicato de Enfermagem e Trabalhadores da Saúde do Amapá
O SINDESAÚDE convoca a imprensa para comparecer na paralisação dia hoje, às 08 horas, concentração na frente do palácio do  governo.
 Em 100 dias de governo a mudança nos hospitais foi para pior.  Continuamos vendo o inchaço nos hospitais, como o caso de 300 atendimentos de crianças em um plantão noturno no Pronto Atendimento  Infantil, pessoas atendidas no chão no Hospital de Emergência, macas transformadas em leitos, falta de medicação, cirurgias que não são realizadas por falta de anestesia, alimentação com fezes de rato no H.E. Na Maternidade, as mulheres sendo atendidas em uma maca e no corredor. Em Santana as obras retornaram,.
Mas a grande questão é:  quando terminar terá trabalhadores suficientes para atender os  pacientes no hospital, ou continuarão com mais de um paciente por  maca? E nos demais municípios a situação não é diferente. Isso  acarreta em sobrecarga de trabalho com mais de 15 pacientes por  profissional, estresse e insatisfação.
 Nesta semana o governador Camilo Capiberibe anunciou a reposição de 3%, abaixo inclusive da inflação acumulada de abril de 2010 a abril de 2011 que é 6.31% (dados do IBGE). A saúde amarga 36% de perdas salariais e no mínimo três progressões atrasadas, além do não cumprimento do PCCS. Não temos dúvida, só a mobilização unificada  dos trabalhadores garantirá salário digno e melhores condições de  trabalho.  Seguir lutando para conquistar:
-  Reposição salarial de 36%;
-  Reformulação da GAS para percentual, 20% do salário base (nível médio R$ 323,00; nível superior R$ 564,32);
-   Readequação da Insalubridade, pois é necessário ajustar a
-   Insalubridade de acordo com o ambiente hospitalar (uma comissão entre sindicato e CEREST);
-  Adicional noturno e vale transporte e outras gratificações sem desconto da AMPREV;
-  Pagamento de todas as progressões anunciadas em Diário Oficial e com dotação orçamentária.
-  Plano de Cargos Carreira e Salário:
-  Execução do PCCS aprovado em 2007 e até o ano de 2011 não foi cumprida, sendo que existe dotação orçamentária para efetiva - lo;
-  Revisão do PCCS devido à defasagem ao longo dos anos, essa > reformulação deve ocorrer conjuntamente com Assembléia Legislativa;
-  Inclusão dos Massoterapeutas no PCCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário