terça-feira, 4 de outubro de 2011

Amapá tem risco muito alto de epidemia da dengue



Uma nova epidemia de dengue, de grandes proporções, pode chegar com o próximo verão. Segundo relatório do Ministério da Saúde 2010-2011 aponta os estados com risco muito alto da doença: Rio de Janeiro, Amazonas, AMAPÁ, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Onde há risco alto são os estados do Pará, Mato Grosso, Tocantins, Minas, Espírito Santo, São Paulo e Paraná.
A principal causa que espalha o mosquito Aedes Aegypti  é a falta de cuidado da população. Outro motivo é que esses lugares onde há risco é a temperatura quente destes Estados.
Para o próximo verão, as previsões de uma epidemia de grandes proporções são assustadoras. O vírus do tipo 1 voltou depois de 20 anos. No início deste ano, apareceu pela primeira vez o do tipo 4.
“Todo verão há risco de ocorrer epidemia. Em saúde pública, o melhor é sempre se preparar para o pior, ou seja, estar sempre prevenido, com médicos treinados e todas ações ocorrendo para que a gente não tenha surpresas no verão”, afirma Jarbas Barbosa, representante do Ministério da Saúde.
Para a dengue se transformar em epidemia, é preciso a conjunção de três fatores: calor, água e a infestação do Aedes aegypti.  Como a maior proliferação do mosquito acontece ao redor e dentro das casas, é fundamental a participação de todos para evitar a epidemia de dengue. Como o combate é urgente, todas as informações sobre focos do mosquito são concentradas em uma central. Para reduzir a aprovável epidemia, todos os estados têm de intensificar os cuidados.
Informações Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário