quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Equívocos em projeto de escola no Amapá eleva calor a 45 graus


Agência Estado
O governo do Amapá decidiu construir quatro novos prédios de uma vez em 2008. Um deles, no bairro Marco Zero, local cruzado pela linha do equador e atração turística da cidade, ajudaria a diminuir a falta de vagas nos bairros alagados e pobres do entorno. Os prédios começaram em setembro daquele a um custo de R$ 4,5 milhões e até agora apenas um está pronto. E já com defeito.
O projeto da Escola Estadual Nanci Nina Costa não levou em conta as altas temperaturas de Macapá, que ultrapassam os 35 graus. Alunos e professores convivem em classes onde a sensação térmica vai de 43 a 45 graus. O erro de projeto só foi descoberto quando os 2.200 alunos passaram a se amontoar e a passar mal com o calor, em turmas de 45 a 50 crianças por sala.

"Quem fez o projeto foi a Secretaria de Infraestrutura e nós só executamos. Era preciso haver janelas cruzadas, que permitissem ao vento circular entre as classes. Também seria necessários equipamentos para climatização das salas, que não foram instalados. O pior é que as outras três escolas ainda não concluídas foram feitas com projetos iguais", resume o construtor Ubiracildo Macedo, dono da Elos Engenharia, responsável pela obra. (Leia mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário