quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Azul quer negociar redução de imposto com Governo para inaugurar voo Macapá-Caiena

Por Carla Ferreira

Estão avançadas as negociações para a operação do voo Macapá-Caiena -Guiana Francesa, pela Azul Linhas Aéreas. Desde o fim do ano passado o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) está negociando, pessoalmente, junto à presidência da companhia, a inauguração deste voo.
E nesta quarta (11) em Brasília, o parlamentar amapaense recebeu um ofício assinado pelo presidente da Azul, Antonoaldo Neves.  No documento, Neves informa que já avaliou o pedido do parlamentar para estabelecer ligação aérea internacional entre Macapá e Caiena e que a empresa tem disposição em operar a rota. No mesmo ofício, fica clara a necessidade de uma contrapartida por parte do governo estadual. “Tal rota necessita de suporte econômico para a viabilização e sustentação a longo prazo e rogamos ao Estado que considere essa possibilidade na forma de incentivos fiscais ao operador da rota”, justifica o presidente.
​​A Azul se baseia no que ocorre do Estado do Pará onde o governo concedeu redução do ICMS sobre o combustível de aviação. No caso do Amapá, a companhia sugere reduzir dos atuais 25% para 7% a cobrança do valor.
​Randolfe Rodrigues garante que vai continuar trabalhando pela inauguração da rota até outubro deste ano. “Agora é com o governador, cabe a ele decidir a favor ou contra essa parceria tão importante para o desenvolvimento econômico do Amapá e de toda a região amazônica”, disse o Senador.
O ofício da Azul já foi encaminhado pelo senador Randolfe ao Governo do Estado.


Entenda o caso
A ideia de retomar o voo Macapá-Caiena, que já existia no passado mas foi desativado por desinteresse da então empresa aérea, foi do senador Randolfe que encontrou com o presidente da Azul no final de 2014. Naquele encontro, ​foi agendado um almoço para discutir a possibilidade. De imediato, Antonoaldo Neves, presidente da companhia, se empolgou e disse que a região amazônica toda tem grande potencial ainda a ser explorado. No segundo encontro com o senador, ele se comprometeu a fazer um levantamento para analisar a viabilidade e um mês depois cumpriu o que prometeu. O ofício (foto) enviado ao senador Randolfe expõe as condições sugeridas pela Azul. “Temos a oportunidade histórica de ampliar os laços internacionais do Brasil e do Amapá, garantindo o acesso de cidadãos brasileiros ao território da generosa Guiana”, comemora Randolfe Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário