sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

‘Cuias Relicários de Lembranças’ abre temporada de exposições no Sesc Araxá

A exposição compartilha memórias sobre a bisavó da artista, chamada carinhosamente de mãe velha

Por Alessandra Leite

Inicia no dia 06 de março a exposição Cuias Relicários de Lembranças, da artista plástica Carla Marinho. A exposição é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 23 de maio, na Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes, no Sesc Araxá.
A exposição estará em funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 e está disponível para agendamento de visitação com mediação educativa.

Sobre a exposição
A exposição compartilha memórias sobre a bisavó da artista, chamada carinhosamente de mãe velha. As lembranças e objetos da casa e do cotidiano de mãe velha estão representadas em 25 cuias e 20 desenhos.
As cuias foram utilizadas como suporte pela artista para demonstrar preferência por produções visuais que utilizam objetos do cotidiano, e também como simbologia de um artefato muito comum na casa da bisavó da artista.
Para a realização das obras houve coletas de memórias feitas através de entrevistas em questionários fechados com algumas mulheres da família da artista, a mãe - Iracira e irmãs Idames, Patrícia e Iara. Além das entrevistas cada colaboradora realizou 4 desenhos que fazem referência a lembrança de um objeto da casa que achavam especial, incluindo roupas e acessórios de uso de Mãe Velha.
Segundo a artista plástica Carla Marinho, Mãe Velha era uma Mulher negra, alta, conhecida como mulher de personalidade forte e “incansável” nas labutas diárias, pois começava os dias sempre cedo, saía para colher leite das seringueiras, pescar, para as roças fabricar farinha, entre outras atividades. Quando em vida, exerceu a ocupação de parteira, realizando vários partos na região. Foi uma das pioneiras da cidade de Ferreira Gomes (antes vila).

Carla Marinho
Carla Marinho Brito é macapaense, artista visual nas linhas de pesquisa: Artes Visuais. Apresenta ênfase nas poéticas contemporâneas, produção em Artes Visuais, Ensino de Arte, mediação cultural.
Apresenta mestrado em Ensino das Artes Visuais do Brasil UFBP e UFPE. Participou de várias exposições de artes e recebeu premiações e títulos. Atua como professora no Centro de Educação Profissional em Artes Visuais no Cândido Portinari.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário