sábado, 28 de fevereiro de 2015

Deputado quer garantir inclusão de casais homoafetivos nos programas sociais de governo

O Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual Paulo Lemos (PSOL-AP) e visa garantir às pessoas que mantém união estável homoafetiva, entendida como entidade familiar, o direito de serem inseridos nos programas sociais do Governo do Amapá. O projeto entrou na pauta da Assembleia Legislativa na sessão realizada na última quarta-feira (25).

Até à votação do PL, a proposta ainda precisa ser apreciada pelas comissões de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CJR) e da que trata dos direitos da pessoa humana, e de Gênero (CDH), tão logo sejam escolhidos os membros pela Casa. Depois desse processo, o desafio será ganhar a aprovação da bancada evangélica e dos partidos tradicionais de direita, uma vez que o tema pode gerar polêmica, embora o autor da matéria esteja confiante da aprovação.



“Acredito que os deputados se posicionarão a favor da matéria, porque isso é um direito que assiste ao cidadão, independente de sua orientação sexual. Apesar da Constituição Federal restringir o conceito de família composta apenas entre homem e mulher, já existe decisão do Supremo Tribunal Federal que reconhece a união estável homoafetiva de caráter familiar e o pelo casamento civil entre pessoas do mesmo sexo”, defende Paulo Lemos.

Em um de seus artigos, o PL exemplifica a inscrição de casais do mesmo sexo, com união estável, nos programas habitacionais. “Além disso, o PL garantirá que nos convênios assistenciais contratados, ou outros instrumentos firmados com o governo, considere em suas cláusulas a união estável homoafetiva como entidade familiar, visando a sua inscrição no acesso ao benefício, como o Bolsa Família, por exemplo”, diz o deputado.

Ascom/Deputado Paulo Lemos
FOTO: Cleito Souza

Sebrae no Amapá promove Curso Plano de Negócios

O curso tem como objetivo ajudar empreendedores do setor da indústria na organização de  ideias, construção de metas e elaboração de  um bom planejamento

Por Jorge Abreu

O Sebrae no Amapá, por meio do Projeto Indústrias de Macapá, realiza o Curso Plano de Negócios, na sede da instituição em Macapá. O evento ocorre no período de 23 a 26 de fevereiro, das 19h às 22h, com carga horária de 12h. Aos empreendedores locais, 30 vagas foram disponibilizadas.

Também conhecido como ‘plano empresarial’, o plano de negócio é produzido quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também é utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão, no caso de empreendimentos já consistentes no mercado. É uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Nele contém informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

Segundo a gestora do Projeto Indústrias de Macapá, Vanusa Collares, um Plano de Negócios é um documento que descreve quais os objetivos de um empreendimento e quais os passos que devem ser dados para que os objetivos sejam alcançados, assim sempre diminuir os riscos e as incertezas.

“Um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. O plano ajuda a concluir se uma ideia ou negócio é viável e a busca informações mais detalhadas sobre o segmento, produtos e serviços que pretende oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu empreendimento” explica a gestora do Projeto Indústrias de Macapá, Vanusa Collares.

Para a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar, o Sebrae investe esforços e recursos em todos os segmentos de mercado e o setor da indústria é um que merece uma atenção também maior. “Este setor precisa alavancar a cada dia”, finaliza a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar.


Patrocínio para o Macapá Verão 2015

Por Carla Ferreira
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o prefeito de Macapá Clécio Luis, estiveram em audiência nesta quinta-feira (26), em Brasília, com o diretor da área de governo do Banco do Brasil, Jânio Carlos Endo Macedo, para discutir o edital de patrocínio para o Macapá Verão 2015.


O evento acontece entre julho e agosto, há 45 anos. Considerado um dos maiores festivais do Amapá, vários segmentos como culinária, esportes e lazer estão congregados. Para Randolfe, esse é um momento de descontração importante para todos os amapaenses. “Nós vamos seguir com as reuniões para que nosso festival seja um sucesso e profissional, valorizando e respeitando os artistas da nossa terra”,comenta.

Para o prefeito Clécio, a reunião foi de extrema importância para a realização do evento. “Foi uma reunião muito importante porque nós apresentamos uma proposta de patrocínio com cotas para o  Banco do Brasil, para que a festa continue se realizando lindamente ”, conclui.

Igreja

O senador Randolfe Rodrigues também aproveitou a ocasião para solicitar o patrocínio do Banco na restauração da igreja de São José. Randolfe reiterou a importância da igreja para a cidade. “A igreja é o Marco Zero da cidade, é uma construção de 1752, e foi aonde a cidade começou. Foi aonde a cidade começou. Ela não só marca um período do Amapá, como também da Amazônia. Ela tem todas essas características históricas, e nós estamos precisando de parceiros para a restauração”, afirma.

Notas Embrapa

Abertas inscrições de trabalhos para Congresso Mundial sobre ILPF  

No período de 12 a 17 de julho de 2015 será realizado, em Brasília, o Congresso Mundial sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. O prazo para inscrição de trabalhos científicos vai até 13 de abril. O evento está organizado em três tópicos – tecnologia, meio ambiente e socioeconomia – e vai gerar um documento final que será enviado à Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP21), agendada para o fim de 2015. O Congresso ILPF será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A programação inclui também o 3º Simpósio Internacional sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária. Mais informações podem ser acessadas no site do evento: http://www.wcclf2015.com.br/?lang=pt 

Prazo para indicações ao Prêmio Frederico de Menezes Veiga termina em 4 de março

Na próxima semana, na quarta-feira (4 de março), serão encerradas as indicações para o Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2015. Este ano o tema é “Inovações de Base Natural – Contribuições para Inserção da Agricultura na Nascente Bioeconomia”. A premiação será uma peça de arte simbólica, diploma e prêmio em dinheiro no valor de R$ 60 mil. As indicações podem ser feitas diretamente no site https://sistemas.sede.embrapa.br/fmv/paginas/home.xhtml. O edital está disponível em www.embrapa.br/frederico-de-menezes-veiga.


Congresso promulga emenda que garante novo status à ciência e tecnologia 

O Congresso Nacional promulgou na última quinta-feira, 26/2, a Emenda Constitucional 85, que altera a Constituição para assegurar que atividades de ciência, tecnologia e inovação sejam assunto prioritário de Estado. A emenda é proveniente da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2014, aprovada pelo Senado em dezembro de 2014. O objetivo da Emenda 85 é impulsionar a pesquisa nacional e a criação de soluções tecnológicas que melhorem a atuação do setor produtivo. Com as modificações constitucionais será possível, por exemplo, a integração entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas, intensificando os esforços para o desenvolvimento do país. Fonte: Agência Senado.

Dulcivância Freitas
Assessora de Comunicação

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Servidores do ex-território acompanham andamento da MP 660 em Brasília

Por Carla Ferreira 

Na manhã desta quinta-feira (26) o senador Randolfe Rodrigues esteve em audiência com secretário-executivo Guilherme Rodrigues, e representantes de Sindicatos e Associações de Servidores do ex-território, no Ministério do Planejamento, em Brasília, para debater sobre a MP 660.

A MP garante a permanência de servidores do ex-território do Amapá no quadro extinto da União. Randolfe é o relator-revisor da medida. A reunião com os servidores da União teve como objetivo ouvir a posição do Ministério sobre os encaminhamentos da Emenda Constitucional N° 79, e a MP 660, e toda as reclamações apresentadas  pelos servidores que ficaram de ser analisadas pelo Ministério do Planejamento.

Para Randolfe, é de suma importância continuar com reuniões e audiências para o sucesso da Medida Provisória.  “A minha intenção é conversar com o relator da Câmara para que o nosso relatório seja único e atenda as reivindicações dos servidores, mesmo que isso seja à contra gosto do que pensa o Governo”, concluiu.

Domingo Animado oferece programação gratuita para família

Agora os domingos do Amapá Garden Shopping estarão com atividades gratuitas para crianças de 4 a 12 anos de idade. O projeto “Domingo Animado” reúne atividades infantis e educativas das 15h às 21h.

O projeto conta com o clube do livro, atividades para colorir, jogos educativos, raciocínio lógico e muitas brincadeiras. Durante a programação, o palco central da praça de alimentação é transformado em um grande espaço de lazer para a família se divertir gratuitamente.


Quem for ao Shopping aos domingos encontrará inúmeras atividades, entre elas: contação de histórias, teatro de fantoches, chá das princesas, concurso de desenho, brinquedoteca e show de mágica. “A programação inicia às 15h com atividades infantis no cercadinho encantado e em seguida é direcionada para a praça. É um dia para a família se divertir de forma especial”, diz a gerente de marketing do empreendimento, Joicilene Santos.

Sobre o Amapá Garden Shopping - Um dos maiores empreendimentos do Estado do Amapá esta localizado estrategicamente na esquina da Linha do Equador. O Amapá Garden Shopping leva o selo de sucesso de sua administradora, a Tenco Shopping Center, que é pioneira em desenvolver projetos com novos conceitos especializado em iniciativas com o conceito Garden: ecologicamente corretos, economicamente viáveis e socialmente justos.

Ajude o pequeno Carlos Daniel


EJAP abre calendário de cursos para 2015

A Escola Judicial do Amapá (EJAP) realizará no período de 26 a 28 de fevereiro, o curso sobre o “Direito Notarial e Registral: Enfoque na investigação dominial dos títulos translativos de propriedade ou de seus registros”, voltado para magistrados de 1º e 2º graus da Justiça do Amapá.


Segundo o diretor da Escola Judicial do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro, o importante curso que abre o calendário 2015 da EJAP, tem como escopo máximo ampliar o conhecimento dos Magistrados do Estado do Amapá sobre a Legislação Notarial e Registral e Fundiária brasileira, além de difundir aspectos práticos utilizados no processo de investigação dominial de imóveis rurais.
Desembargador Gilberto Pinheiro. Foto: Adson Rodrigues. 

“Nesse aspecto, o presente curso se justifica como uma oportunidade de ampliação do conhecimento dos magistrados sobre a legislação regente da matéria, bem como de alguns aspectos práticos utilizados na investigação dominial, que, com certeza, contribuirão para uma segura atuação judicante tanto da magistratura de primeiro quanto da de segundo graus do Estado em referência ”, explicou o magistrado.

O curso será ministrado pelo professor, advogado, especialista em Direito Notarial e Registral e mestre em Direito Agrário, Dr. Roberto Elito dos Reis Guimarães.

Horários das aulas:
Dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira): das 16h00 às 20h00.
Dia 28 (sábado): das 08h00 às 12h00.

Os interessados em participar, devem fazer suas inscrições por meio do endereço eletrônico: ejap@tjap.jus.br. Mais informações ligar (96) 3312-3824.


Texto: Sérgio Bringel

Projeto Botequim - Programação de março

O Projeto Botequim apresenta em março uma programação especial, alusiva ao mês das mulheres, cinco cantoras fazem parte da programação: Hanna Paulino, Josy Di Lima, Jéssica Pétry, Alexandra Moraes e Silmara Lobato.

Na próxima terça-feira (3) a cantora Hanna Paulino apresenta pela primeira vez, um show solo completo intitulado “Meu Rock”, no Sesc Centro a partir das 21h.

Segundo a assessoria da cantora, o show “Meu Rock” contará com parcerias de Karol Diva, Lara Utzig,Matheus Farro, Alexandre Avelar e Dilean Monper, além do acompanhamento de grandes músicos como Hian Moreira, Alex Soares Soares e Robson A. Kosta juntos em um repertório de músicas que marcaram sua vida musical, onde passeia desde a cantora Des'ree à banda Iron Maiden, entre outros.

 (informações Assessoria Hanna Paulino: Camila Karina Ferreira)

Comitiva de amapaense entrega pauta de reivindicações ao ministro de Cultura‏

Por Carla Ferreira

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu nesta quarta-feira (25) em Brasília uma comitiva liderada pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o prefeito de Macapá, Clécio Luiz (PSOL-AP), o secretário de Cultura de Macapá, Jansen Rafael, e demais assessores do ministério. Na pauta, a liberação de recursos para a área cultural da capital.

A comitiva amapaense apresentou ao ministro a necessidade da liberação de recursos para alguns projetos prioritários para a área cultural como o Natal no Meio do Mundo; Macapá Verão 2015; Festival de Hip Hop da Amazônia e outros. O encontro tratou ainda sobre o Fundo da Amazônia e da democratização dos recursos da Lei Rouanet para a Amazônia.

Mas a maior preocupação do prefeito Clécio Luiz é com o CEU das Artes. “A receptividade do ministro Juca Ferreira, com o mandato do senador Randolfe, é formidável. Esse encontro abriu todas as portas do Ministério da Cultura para a liberação dos recursos que a Prefeitura já tem junto ao ministério. Sobretudo da emenda do senador para a construção do 2º do CEU das Artes, somando tudo, nós temos um montante de R$ 5 milhões em emendas parlamentares”, declarou o prefeito ao dizer ainda que o ministro se mostrou muito disposto a atender as demandas.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

História das artes cênicas é tema de mini curso no Sesc

A capacitação será realizada por meio de videoconferência 

 
Por Alessandra Leite

Com objetivo de contribuir para que os gestores e programadores de artes cênicas tenham uma visão renovada da produção artística contemporânea, a partir das manifestações mais originais do teatro, dança e circo, o Serviço Social do Comércio, por meio do Departamento Nacional realiza nos dias 18, 20, 25 e 27 de março, um mini curso sobre a história das artes cênicas.

A capacitação será ministrada por meio de videoconferência, na sala do Setor de Desenvolvimento Técnico (Sedet), na unidade do Sesc Araxá. Serão 15h de aulas distribuídas em seis sessões com duração de 2h30 cada. Serão ofertadas ao todo 20 vagas gratuitas e os interessados devem encaminhar seu nome completo a coordenadoria de cultura do Sesc até o dia 27 de fevereiro.
As aulas serão ministradas por professores especializados que realizarão exposições e debates sobre as temáticas: História da Dança (Ocidente e Brasil), História do Teatro Pré-moderno, moderno e contemporâneo e Teatro Brasileiro, e História do Circo no Brasil. Serão fornecidas apostilas de textos e indicação bibliográfica aos participantes.
  • Instrutores:

Rousejanny Ferreira
Tem formação em dança clássica e é graduada em Educação Física, com especializações em Pedagogias da Dança e Filosofia da Arte. Mestranda em Performances Culturais na Universidade Federal de Goiás (UFG) e professora efetiva do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás.

 

Ângela Reis
Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral, Mestre em Artes Cênicas e doutora em Teatro, todos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).É autora dos livros “Cinira Polônio, a divette carioca: estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro brasileiro da virada do século XIX” e “A tradição viva em cena: Eva Todor na Companhia Eva e seus artistas”. Pelo primeiro título, recebeu em 1999 o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa.

Mario Fernando Bolognesi
Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Mestrado e doutorado em Artes/Teatro pela Universidade de São Paulo. Experiência na área de Artes/Teatro/Circo, com ênfase em estética, encenação, interpretação e dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: circo brasileiro, palhaços, comédia e cômico circenses. É autor dos livros "Circos e Palhaços Brasileiros" e "Palhaços".

Datas e horários de realização no mês de março:
Dia 18: 10h às 12h30 | 14h30 às 17h
Dia 20: 14h30 às 17h
Dia 25: 10h às 12h30 | 14h30 às 17h
Dia 27:  14h30 às 17h

Sarau Literário leva poesia e música aos idosos do Abrigo São José

O espetáculo ficará por conta dos Poetas Azuis, que usará como temática o carnaval, contando e declamando marchinhas poéticas

Por Fernanda Picanço

O Serviço Social do Comércio promove nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, a partir das 8h30, no Instituto de Longa Permanência para Idosos São José, popularmente conhecido com Abrigo São José, a 1ª edição do Sarau Literário.

O evento será exclusivamente voltado à comunidade da terceira idade visando à inclusão dos idosos, na valorização do acesso a cultura literária. Foi convidado para participar do evento o grupo Poetas Azuis, formado pelos artistas Igor de Oliveira, Pedro Stkls e Thiago Soeiro, o trio usará como temática o carnaval, cantando e declamando marchinhas poéticas.

 Sarau Literário

O Sarau Literário é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Tem como objetivo compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, além de valorizar e fomentar a literatura, oportunizando o uso da linguagem em diversas situações no resgate da cultura do contar e ouvir histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura e trazer à memória brincadeiras antigas.

O projeto visa ainda o envolvimento da comunidade na valorização da boa leitura,  músicas, poesias e apresentação teatral, num momento de inovação, descontração e satisfação.

A palavra sarau tem origem no termo latino serus (relativo ao entardecer) porque acontecia, em geral, no fim do dia. Muito comuns no século XIX, os saraus vêm sendo resgatados como forma de fortalecer a identidade da comunidade, promover a integração de forma descontraída, despertar a sensibilidade das pessoas e estimular o gosto pela literatura e outras vertentes artísticas.

Poetas Azuis
“Os azuis” em seus espetáculos costumam musicar poemas e versos, trazendo assim ao público uma nova modalidade da poesia que chamam de: poemas-canções. Atualmente, o grupo tem espetáculos apresentados: o recital “Bagagem”, resultado do estudo poético e musical sobre Adélia Prado; o recital “Memória”, inspirado livremente na obra do poeta Carlos Drummond de Andrade; o recital “Nariz de Vidro”, onde homenageiam o poeta gaúcho Mario Quintana; o recital “Abra o Bico”, inspirado na obra do blogueiro e poeta Lucas Brandão (Lucão); o recital “Ensaios Poéticos”, onde recitam poemas de diversos escritores brasileiros e internacionais; o recital “Retalhos”, onde recitam poesias que se costuram transformando-as em uma história poética; o recital “Stand Up Poético”, onde recitam poemas de humor de diversas gerações de poetas brasileiros e internacionais.


O grupo também tem outros projetos, como séries de fotopoemas, ensaios fotográficos e audiopoemas. O estudo também é um dos processos de trabalho, com o encontro mensal 'Poesia ao Vinho', onde discutem poesia através de novos e antigos poetas.

E é nesse descomprometimento com o externo, o alheio, que o grupo atinge, de modo visceral e especialmente decidido, seu íntimo e o expõe, em versos, em música, em performances, em acordes, em escolhas estéticas, em conduta de vida e de melodia. O grupo simplesmente existe e realiza seu trabalho, destemido como o azul, criativo como um poeta e sua inspiração.

Educação Ambiental: uma modesta opinião

Artigo de Luiz Eduardo Corrêa Lima 

Nos últimos tempos tanto tem sido usada a expressão Educação Ambiental, que até parece o grande tema da novela do horário nobre. Entretanto, a prática cotidiana sobre a Educação Ambiental tem estado mais para aquele “programa maravilhoso” das 4 horas da madrugada que ninguém vê. Em suma, o discurso é bom, mas a prática quase não existe. Mas, por que isso acontece, por que a pratica da Educação Ambiental quase não existe?


Eu quero acreditar que seja porque se criou um monstro maior do que de fato ele possa ser. Isto é, a Educação Ambiental, embora seja muito importante, não é nenhum “bicho de sete cabeças”, não faz milagres e certamente não irá resolver todos os problemas da humanidade. Ou melhor, na verdade, se a humanidade continuar agindo contra os interesses da própria humanidade e do planeta, a Educação Ambiental não irá, infelizmente, resolver problema nenhum.

A Educação Ambiental consiste num modelo educacional que prepara os seres humanos para viver respeitando e considerando que os espaços e os recursos são limitados e que devemos nos preocupar com os usos devidos desses aspectos a fim de permitir que outros humanos possam também ter os mesmos direitos que nós em qualquer tempo atual ou futuro. É preciso que nós humanos estejamos devidamente educados a proceder dentro dessa linha de pensamento, porque somente assim poderemos continuar tendo condições de viver aqui na Terra ou em qualquer outro que, por ventura, possamos habitar no futuro.

A Educação Ambiental deveria estar tentando produzir um “novo modelo de homem”, bastante diferente daquele que historicamente conhecemos. Mas, eu estou há mais de 30 anos ouvindo falar nesse assunto e trabalhando no sentido de procurar desenvolver esse “novo homem” e até agora nada, porque as mudanças são muitas. Se considerarmos Estocolmo, 1972 como ponto de partida, na verdade, já faz 40 anos que esse “novo homem” deveria estar vivendo, mas, até aqui quase nada aconteceu.

Pois é, continuamos fazendo as mesmas coisas erradas que o meu avô fazia há 80 anos, quando ninguém ainda falava em Educação Ambiental e quando não havia nenhuma preocupação com os problemas ambientais. Obviamente, o meu avô e toda sua geração não tinha o nível de conhecimento que temos hoje sobre as questões ambientais planetárias e talvez, por isso mesmo, ele e sua geração não tivessem culpa de cometer alguns dos erros que cometeram.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Missa marca abertura das peregrinações em honra a São José

Por: Lázaro Gaya
O início da tradicional peregrinação com a imagem de São José, pelas paróquias da capital, será marcado por uma missa de abertura presidida pelo Bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti. A celebração está marcada para o próximo domingo, dia 1º de março, na Catedral de São José, às 07h30.

Este ano, a Diocese de Macapá quer ir ao encontro dos devotos que residem mais distante das igrejas matrizes das paróquias. As comunidades de periferia serão o foco da visita da imagem de São José, santo padroeiro do Estado do Amapá e patrono da Diocese.
A Festividade, que possui caráter diocesano, quer exortar os pais a não terem medo de anunciar e levar Cristo até o seio familiar, e a educarem os filhos sob a luz da fé e do amor, em meio às adversidades e desafios dos dias atuais.
Após a celebração da Santa Missa, haverá uma carreata saindo da Catedral de São José, em direção a Igreja Cristo Rei, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Pedrinhas.
Serviço:Data: 1º de MarçoHorário: 07h30Local: Catedral de São JoséContato: Maria Auxiliadora, Maria Barreto e Maria Nazaré – Coordenação das Peregrinações


Pesquisas para agricultura familiar são apresentadas em evento da Contag

Por Dulcivânia Freitas
Assessoria de Comunicação

A Embrapa participa da Jornada Temática da Organização da Produção e Meio Ambiente, evento realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no período de 24 a 27 deste mês, no Hotel Rio Mar, em Macapá (AP). O principal objetivo do evento é capacitar os participantes para potencializar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário como principal bandeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na melhoria da realidade dos trabalhadores da agricultura familiar. A programação consta de palestras e mesas-redondas seguidas de debates, grupos de trabalho e elaboração de uma agenda de trabalho. A abertura aconteceu na manhã de terça-feira, 24/2, no Hotel Rio Mar, reunindo dirigentes da Contag, da Fettagrap, de sindicatos de trabalhadores rurais do Amapá, Pará e Tocantins, e representantes das diversas instituições parceiras do evento, entre eles a pesquisadora Ana Euler e o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Amapá, Gustavo Castro.     
Jornada da Contag tem foco na produção e meio ambiente. Foto Dulcivânia Freitas
Pesquisa Agropecuária - A partir das 14 horas desta quarta-feira, 25/2, o pesquisador Zare Augusto Brum Soares, do Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT), da sede da Embrapa, e o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, Nagib Jorge Melém Junior, farão uma apresentação na mesa-redonda intitulada “O Papel da Pesquisa Agropecuária no Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e a Política da Territorialidade”, moderada pela Contag. Na oportunidade, serão expostas as ações e projetos da Embrapa vinculados à agenda do desenvolvimento regional, tendo por foco a agricultura familiar na região amazônica. Esta mesa é voltada a promover o debate sobre o papel da Embrapa na aproximação do seu foco de pesquisa com a realidade da agricultura familiar nos territórios, conforme prevê o acordo de cooperação técnica firmado com a Contag em 2012. 

Como parte da programação, no primeiro dia do evento foram divulgadas as atividades do calendário 2015 da Contag, como o 3º Festival da Juventude Rural (abril), o 21º Grito da Terra Brasil (maio), a 5ª Marcha das Margaridas (agosto) e a 3a Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (novembro). Na tarde de terça-feira, 24/2, a equipe regional da Contag apresentou painéis sobre a contextualização do rural brasileiro e implicações no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; e A Política de Desenvolvimento Territorial e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.  Na manhã desta quarta-feira, 25/2, o painel tem como tema Mudanças na organização produtiva e a crescente demanda ambiental. 
Representantes do movimento sindical do campo. Foto Dulcivânia Freitas.
Na etapa do planejamento da estratégia de atuação regional, a Contag e instituições parceiras vão mapear e qualificar as organizações (associações, cooperativas, sindicatos, Oscips, entre outras) da agricultura familiar e levantar principais desafios e oportunidades na atuação territorial; construir estratégias de atuação conjunta para superar desafios e fortalecimento da agricultura familiar; mapear e qualificar as organizações político-sociais-econômicas da Agricultura Familiar nos Territórios, por unidade da federação para definir linhas de ação; relacionar os principais desafios e as oportunidades; e elaborar o Planejamento a partir dos desafios e experiências apresentadas anteriormente. Para realizar esta atividade os participantes serão distribuídos em 3 grupos. Na manhã do terceiro dia do evento, será elaborada a agenda de compromissos com atribuições estadual e regional. A realização deste evento conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Estabilização e Recuperação Funcional do Sistema Locomotor são temas de capacitação

Por Alessandra Leite

Nos dias 7 e 8 de março o Sesc Amapá e a Empresa Inova Cursos, realizam no auditório da escola Sesc, Capacitação em Estabilização e Recuperação Funcional do Sistema Locomotor. O curso será ministrado pela fisioterapeuta Ana Gil que atua com a utilização de aulas teóricas e envolvimentos práticos.
Destinada a acadêmicos, profissionais de fisioterapia e educação física, médicos, esportistas e praticantes de atividades físicas em geral, a capacitação oferta ao participante embasamento para terapia de prevenção e recuperação funcional, e principalmente terapias manuais e exercícios terapêuticos de fortalecimento, alongamento e estímulos proprioceptivos.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.inovacursosamapa.com.br ao investimento de $150. A capacitação acontece nos seguinte horário: dia 7 (das 8h às 12h e das 14h as 18h) e no dia 8 (8h às 12h).

Fisioterapeuta Ana Gil
Mestranda na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro EEFD/UFRJ; Especialista em Anatomia Humana e Biomecânica (UCB/RJ); Fisioterapeuta Ana Gil /RJ ; Professora dos cursos de pós-graduação em treinamento funcional e musculação - UNIFOA e Universidade da Serra Gaúcha; Autora do livro Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional; Diretora e proprietária da Clínica Espaço Ana Gil: Fisioterapia, Estética e Pilates.

‘Cuias Relicários de Lembranças’ abre temporada de exposições no Sesc Araxá

A exposição compartilha memórias sobre a bisavó da artista, chamada carinhosamente de mãe velha

Por Alessandra Leite

Inicia no dia 06 de março a exposição Cuias Relicários de Lembranças, da artista plástica Carla Marinho. A exposição é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 23 de maio, na Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes, no Sesc Araxá.
A exposição estará em funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 e está disponível para agendamento de visitação com mediação educativa.

Sobre a exposição
A exposição compartilha memórias sobre a bisavó da artista, chamada carinhosamente de mãe velha. As lembranças e objetos da casa e do cotidiano de mãe velha estão representadas em 25 cuias e 20 desenhos.
As cuias foram utilizadas como suporte pela artista para demonstrar preferência por produções visuais que utilizam objetos do cotidiano, e também como simbologia de um artefato muito comum na casa da bisavó da artista.
Para a realização das obras houve coletas de memórias feitas através de entrevistas em questionários fechados com algumas mulheres da família da artista, a mãe - Iracira e irmãs Idames, Patrícia e Iara. Além das entrevistas cada colaboradora realizou 4 desenhos que fazem referência a lembrança de um objeto da casa que achavam especial, incluindo roupas e acessórios de uso de Mãe Velha.
Segundo a artista plástica Carla Marinho, Mãe Velha era uma Mulher negra, alta, conhecida como mulher de personalidade forte e “incansável” nas labutas diárias, pois começava os dias sempre cedo, saía para colher leite das seringueiras, pescar, para as roças fabricar farinha, entre outras atividades. Quando em vida, exerceu a ocupação de parteira, realizando vários partos na região. Foi uma das pioneiras da cidade de Ferreira Gomes (antes vila).

Carla Marinho
Carla Marinho Brito é macapaense, artista visual nas linhas de pesquisa: Artes Visuais. Apresenta ênfase nas poéticas contemporâneas, produção em Artes Visuais, Ensino de Arte, mediação cultural.
Apresenta mestrado em Ensino das Artes Visuais do Brasil UFBP e UFPE. Participou de várias exposições de artes e recebeu premiações e títulos. Atua como professora no Centro de Educação Profissional em Artes Visuais no Cândido Portinari.        

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

NOTA DE PESAR

Hoje os batuques do marabaixo se silenciam, pois perdemos uma das mais ilustres representantes da cultura Afrodescendente do Amapá, Francisca Ramos dos Santos conhecida como Tia Chiquinha referência ilustre das tradições do batuque e Marabaixo no Estado.

Aos 94 anos de idade, deixa 11 filhos, 45 netos, 75 bisnetos e 8 tataranetos. Tia Chiquinha deixará saudades, pois, seu canto, ficará eternizado na cultura do povo Amapaense. 

Em vida Tia Chiquinha compartilhou com muitos sua sabedoria e a arte de cantar, dançar e encantar, pois vivenciou sua tradição quilombola ganhar força pelo nosso Brasil.

Nos últimos dois anos viu seus descendentes “Grupo Raízes do Bolão” circularem pelo Brasil, apresentando a cultura popular Amapaense, através do projeto do Sesc Sonora Brasil. Agora ficará a saudade, porém sua história sempre será lembrada pela herança e enriquecimento cultural. Vá em paz “Tia Chiquinha”, um ciclo se fecha na terra e nasce uma estrela no Céu.

Uma Homenagem da Família Sesc Amapá.

Palestra “Mente Positiva” é ministrada para magistrados e servidores da Justiça do Amapá‏

Texto: Adrielle Lopes
Fotos: Adson Rodrigues

Servidores, magistrados e colaboradores participaram da palestra com o tema “Mente Positiva”, que ocorreu no Plenário do TJAP e foi ministrada pelo professor Márcio Gerley, graduado pela Universidade do Chile em Teologia e Psicologia Familiar. 

A palestra teve como objetivo proporcionar uma experiência de interação a respeito dos problemas da mente e suas soluções.
No encontro, foram apresentadas características de pessoas com mentes positivas e negativas; discutidos os tipos de traumas; os efeitos dos problemas gerados pelo trauma; tipos de complexos e dicas para se alcançar o bem-estar e tratamentos simples e rotineiros.
De acordo com o Professor, que trabalha há 15 anos com palestras no Brasil e no exterior, a resposta para muitos problemas da mente está na capacidade de saber administrá-la.
“As pessoas podem entender que a mente, pode tanto te jogar lá em cima, como te jogar lá em baixo. Então, quem tem uma mente positiva certamente é uma pessoa diferente, e as pessoas que chegaram a algum lugar na sua vida são aquelas que possuem mentes positivas e sabem a hora de mudar para melhor”.

Mais de R$6 milhões em recursos para investir na saúde do AP‏

Por Carla Ferreira

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) reuniu com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Pedro Leite e os adjuntos Joel Brito e Fernando Nascimento para informar sobre os recursos alocados para a saúde do Amapá, que somam R$6.132.285,00, na tarde de ontem (18). Quase 90% deste valor estão liberados para utilização do governo.

De acordo com o secretário da SESA serão três as principais frentes de trabalho desta gestão: ofertar tratamento aos pacientes com câncer, reequipar a assistência em saúde e estruturar a traumatologia. O senador apresentou um conjunto emendas destinadas a aquisição de equipamento para atenção especializada de R$3.575.885,00 e pacote de R$1.288.000,00 para equipamentos das Unidades Básicas de diversos municípios do estado.

“Nós estamos aqui para nos apresentar para colaborar com a melhoria de vida das pessoas, tanto em alocar recursos, quanto em promover ações junto aos ministérios”, afirmou o senador. Cada senador tem hoje R$16 milhões em recurso para enviar ao estado que representa, sendo que metade delas deve ser destinada para a saúde ou do estado, ou dos municípios.

Pedro Leite explicou que hoje o orçamento estadual para a saúde é algo em torno de R$620 milhões anuais. “Louvável sua vinda até aqui. Vamos utilizar verificar a situação destes recursos e licitar o quanto antes”, disse o secretário.

O próximo encontrou ficou agendado para o dia 24 de fevereiro, em Brasília, para uma audiência com o ministro da saúde, Artur Chioro.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Randolfe apresenta projeto contra o aumento do PIS e a Confis sobre a gasolina

Ainda insatisfeito com o ajuste fiscal que o governo propôs para estabilizar a situação econômica do país, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo, do Senado Federal, contra o aumento do PIS e a Cofins sobre a gasolina.

A elevação dos tributos foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em janeiro deste ano e passou a valer no dia 1º de fevereiro. A CIDE, por outro lado, só começará a valer a partir de junho, 90 dias após a publicação do decreto, feito em 29 de janeiro de 2015.

O projeto susta o decreto nº 8.395, de 28 de janeiro de 2015, que altera o Decreto nº 5.059, de 30 de abril de 2004, que reduz as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins incidentes sobre a importação e a comercialização de gasolina, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo e querosene de aviação. Além do Decreto nº 5.060, de 30 de abril de 2004, que reduz as alíquotas da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool etílico combustível. (Carla Ferreira).

Crianças autistas brincam no mundo do carnaval nesta sexta (13)

A folia que reúne 95 crianças autistas no Amapá tem como objetivo a interação social, comportamental e sensorial

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (Ama) realiza nesta sexta-feira, 13, das 16h às 19h, o evento intitulado ‘AMA-AP Folia 2015’ que acontece em frente sede Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá, localizada à Avenida 18 de julho - Novo buritizal.
“São trabalhados todos os aspectos as características do Espectro Autista, com relevância na interação social, comportamental e sensorial de nossos atendidos, afim de promover um ambiente onde possam interagir com seus familiares e outros membros da sociedade”, disse a presidente da Ama, Jani Betânia.

O evento
A Ama quer demonstrar toda a organização, e os recursos necessários para a realização da Festividade em comemoração ao Carnaval, sabendo da importância da interação social, do lazer aliado à segurança e à união das famílias dos atendidos. A expectativa é reunir durante o baile de carnaval 200 convidados.


Calendário
Todos os anos, a Associação comemora algumas datas como o dia 2 de abril, que é o dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, o Carnaval, a Páscoa, o dia Das Mães, Dia do Orgulho Autista, o Dia dos Pais, entre outras.
“As festas tem a finalidade além de proporcionar lazer para as crianças é um momento delas se socializarem com seus colegas e as famílias interagirem”, finaliza a presidente da Ama, Jani Betânia.

Assessoria de Imprensa: Denyse Quintas 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Tudo pronto para o XVIII EMEAP - Encontro de Mocidades Espíritas do Amapá!

A Federação Espírita do Amapá – FEAP, através de seu Departamento de Infância e Juventude – DIJ, realizará o Encontro de Mocidades Espíritas do Amapá (EMEAP), em sua 18º edição, no período de 13 a 16 de fevereiro de 2015. Tendo como tema central “Mediunidade e o Evangelho.

O tema foi escolhido pelos próprios jovens para esclarecer a relação entre o mundo material e o mundo espiritual. Desta forma o encontro que proporcionará ao jovem o conhecimento necessário para a valorização da vida bem como a conduta para ser um homem de bem.
O evento promovido pela FEAP conta com a participação de todas as casas espíritas do Amapá, tem como objetivo a integração das mocidades e trabalhadores espírita, além de propiciar aos jovens o conhecimento e a compreensão da Mediunidade, tendo como base O Evangelho Segundo o Espiritismo.

A programação irá começar as 18 horas no dia 13 (sexta-feira), prosseguindo durante a manhã e tarde dos dias 14 e 15 (sábado e domingo) e encerrará suas atividades na manhã do dia 16 (segunda) na sede campestre da Domestilar. O EMEAP 2015 acontecerá na sede da Federação Espírita do Amapá.

Domingueira de carnaval terá futebol à fantasia

Por Fernanda Picanço

Para garantir a folia no período de carnaval, o Sesc Araxá, realiza neste domingo (15), às 9h a Domingueira de carnaval, com banho de piscina, ações educativas, jogos esportivos, recreação infantil, cama elástica, pula-pula e com destaque para o futebol à fantasia com inicio às 16h.



A entrada é gratuita para comerciários e dependentes com carteirinha do Sesc atualizada. Aos usuários sem a carteira é cobrado uma taxa de entrada no valor de R$5,00 até às 15h.

Segundo o coordenador do Lazer, Alexandre Santos, a domingueira de carnaval, terá atividades recreativas e o tradicional futebol à fantasia dos comerciários. “o momento mais aguardado nesta domingueira será o futebol a fantasia, quando os homens trocam as camisas e chuteiras de futebol, por fantasias, o jogo é apenas o motivo para lances bizarros que prometem muitas gargalhadas para o público presente”, destaca o coordenador.


Coordenadoria da Infância faz entrega de instrumentos e materiais esportivos para Comarcas de interior

Texto: Adrielle Lopes
Fotos: Adson Rodrigues

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amapá, representada pela Desembargadora Stella Ramos, fez a entrega de instrumentos musicais e materiais esportivos para serem usados em projetos sociais das Comarcas de Porto Grande e Oiapoque.

A ação recebe apoio do FAJIJ (Fundo de Apoio ao Juizado da Infância e da Juventude) por meio dos projetos “Os Futuros de Porto Grande”, executado pela Vara Única da Comarca de Porto Grande e “Música na Fronteira”, realizado pela 2ª Vara da Comarca de Oiapoque, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá- 7º grupamento do Oiapoque.
Entre os materiais, foram entregues saxofones, trompetes, flautas; além de coletes, shorts, camisas, bolas, luvas troféus.
O Juiz Diego Moura de Araújo, da 2ª Vara da Comarca de Oiapoque, ressalta que o projeto “Música na Fronteira” tem a finalidade de contribuir na formação musical de crianças e adolescentes de baixa renda e em situação de risco social.


“Por meio de oficinas musicais, o projeto pretende atender 100 crianças e adolescentes, de 09 a 17 anos de idade, matriculados regularmente em escolas públicas, com baixa renda familiar e que estejam em situação de risco social”.

De acordo com o Juiz titular da Comarca de Porto Grande, João Teixeira de Matos Junior, o projeto “Os Futuros de Porto Grande” tem o objetivo de desenvolver atividades relacionadas ao esporte e a educação ambiental e pretende atender 50 crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 15 anos.
“O resultado que nós buscamos com o projeto “Os Futuros de Porto Grande” é dar um apoio educacional e esportivo para as crianças e adolescentes. Essa é uma forma de educar a criança, desde pequena, a não ter um envolvimento com a violência, e de certa forma, manter essas crianças na prática do esporte e da educação”.
O magistrado ainda ressalta que todo recurso recebido do FAJIJ é para o incentivo de projetos que tratam do resgate de crianças e adolescentes, e que por meio dessa ação, a Justiça quer dar visibilidade, para que os outros órgãos privados ou públicos, possam também contribuir, de certa forma, com projetos sociais para a juventude.
A Desembargadora Stella Ramos destacou que a Coordenadoria da Infância e Juventude tem dado total atenção aos projetos que os juízes de todas as Comarcas do Estado apresentam para desenvolver ações voltadas para  crianças e adolescentes.

Azul quer negociar redução de imposto com Governo para inaugurar voo Macapá-Caiena

Por Carla Ferreira

Estão avançadas as negociações para a operação do voo Macapá-Caiena -Guiana Francesa, pela Azul Linhas Aéreas. Desde o fim do ano passado o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) está negociando, pessoalmente, junto à presidência da companhia, a inauguração deste voo.
E nesta quarta (11) em Brasília, o parlamentar amapaense recebeu um ofício assinado pelo presidente da Azul, Antonoaldo Neves.  No documento, Neves informa que já avaliou o pedido do parlamentar para estabelecer ligação aérea internacional entre Macapá e Caiena e que a empresa tem disposição em operar a rota. No mesmo ofício, fica clara a necessidade de uma contrapartida por parte do governo estadual. “Tal rota necessita de suporte econômico para a viabilização e sustentação a longo prazo e rogamos ao Estado que considere essa possibilidade na forma de incentivos fiscais ao operador da rota”, justifica o presidente.
​​A Azul se baseia no que ocorre do Estado do Pará onde o governo concedeu redução do ICMS sobre o combustível de aviação. No caso do Amapá, a companhia sugere reduzir dos atuais 25% para 7% a cobrança do valor.
​Randolfe Rodrigues garante que vai continuar trabalhando pela inauguração da rota até outubro deste ano. “Agora é com o governador, cabe a ele decidir a favor ou contra essa parceria tão importante para o desenvolvimento econômico do Amapá e de toda a região amazônica”, disse o Senador.
O ofício da Azul já foi encaminhado pelo senador Randolfe ao Governo do Estado.


Entenda o caso
A ideia de retomar o voo Macapá-Caiena, que já existia no passado mas foi desativado por desinteresse da então empresa aérea, foi do senador Randolfe que encontrou com o presidente da Azul no final de 2014. Naquele encontro, ​foi agendado um almoço para discutir a possibilidade. De imediato, Antonoaldo Neves, presidente da companhia, se empolgou e disse que a região amazônica toda tem grande potencial ainda a ser explorado. No segundo encontro com o senador, ele se comprometeu a fazer um levantamento para analisar a viabilidade e um mês depois cumpriu o que prometeu. O ofício (foto) enviado ao senador Randolfe expõe as condições sugeridas pela Azul. “Temos a oportunidade histórica de ampliar os laços internacionais do Brasil e do Amapá, garantindo o acesso de cidadãos brasileiros ao território da generosa Guiana”, comemora Randolfe Rodrigues.

Embrapa e parceiros produzem site especial sobre Água na Agricultura‏

Você quer encontrar estudos, tecnologias, publicações, notícias e muito mais informações sobre uso racional da água na agricultura? Conheça o site especial “Água na Agricultura”, uma iniciativa para levar a todos o conhecimento científico que comprova que é possível utilizar água na produção vegetal e criação animal sem desperdício. Confira no hotsite o "Observatório Safra 2014/2015" que traz informações inéditas, com análise dos impactos atuais e potenciais da crise hídrica sobre a agricultura e o abastecimento de alimentos no Brasil.
O hotsite Água na Agricultura foi desenvolvido em parceria entre o Ministério da Agricultura, Embrapa, Conab, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Nacional de Águas (ANA). A ferramenta oferece um panorama atualizado do cenário hídrico no país. “O hotsite organizará esses elementos em uma mesma plataforma, facilitando o acesso de todos os interessados e democratizando esse ativo tão importante que é a informação”, afirmou a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, fez a apresentação do site, na tarde da última quarta-feira, 11/2. Este espaço virtual contará com acompanhamento atualizado das condições de umidade do solo e clima em todo o país, monitoramento de plantio e colheita das safras, cenários atualizados de precipitação, entre outros.

Água na Agricultura
O site conta com as seguintes abas: Inicial (home da ferramenta); Observatório Safra 2014/2015 (informações sobre o monitoramento da safra, precipitações e condições do clima); Perguntas e Respostas (dados sobre as principais dúvidas relacionadas à questão hídrica); Soluções Tecnológicas (apresenta alguns exemplos de serviços, sistemas e tecnologias disponíveis para o enfrentamento da escassez hídrica); Publicações ( material editorial desenvolvido pela Embrapa sobre o tema); Comunicações (notícias e vídeos relacionados ao tema). A ministra Kátia Abreu alertou sobre a necessidade de se diferenciar o que está sendo afetado pela seca e o que é afetado pela sazonalidade. Ela utilizou o exemplo do tomate, que tem a produção prejudicada pelas chuvas do início do ano e por consequência, sofrem aumentos no preço. O hotsite terá atualização constante e deve se tornar um instrumento de referência para a utilização da água na agricultura.
Com informações do Portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Curso Metodologia do Trabalho Científico e Redação estão com inscrições abertas

Por Alessandra Leite

O Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com Instituto Brasileiro de Atuação no Ensino Superior e Pós-Graduação (IBAESP) realizam no período de 18 a 21 de fevereiro o curso Metodologia do Trabalho Científico e Redação.

As inscrições podem ser realizadas no IBAESP localizado na rua Leopoldo Machado, nº 2768 no bairro do Trem. O investimento é de R$ 80 no pagamento à vista e R$ 100 no valor parcelado.
A capacitação é voltada para acadêmicos, profissionais na área de educação e demais interessados, e tem como objetivo a utilização de aulas práticas e teóricas para ampliar o conhecimento da metodologia científica e redação embasada na normatização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O curso será ministrado pelo professor e pedagogo Arnaldo Rabelo, mestre em avaliação educacional, e especialista em administração, orientação e supervisão educacional.

Grupo da terceira idade ‘Alegria de Viver’ comemora carnaval no Sesc Amapá

Por Alessandra Leite

Nesta quinta-feira (12) o Sesc Amapá, por meio do Trabalho Social com Idosos (TSI), promove o encontro de carnaval com o grupo Alegria de Viver. Os foliões da terceira idade prometem esbanjar muita disposição a partir das 18 horas no salão de eventos do Sesc Araxá.
A programação terá desfile de fantasias e traz como destaque as tradicionais marchinhas que retomam os antigos bailes carnavalescos e estimulam as boas recordações.
Segundo a coordenadora do Programa Assistência do Sesc, Cristina Castro, o encontro de carnaval é uma festa de harmonia, integração, e também para relembrar os antigos carnavais. Tudo isso para que eles se sintam bem, com boa autoestima e em seu próprio  ambiente.


Grupo Alegria de Viver
Durante o ano, o Grupo Alegria de Viver (grupo da 3ª idade), realiza suas atividades atuando na promoção da saúde, incentivando a reconstrução da autoimagem e autoestima, visa proporcionar o prazer em viver com o convívio da família e de amigos.
Nessas atividades os idosos participam ativamente de reuniões de convivências, roda de conversas, atividades físicas, palestras, passeios, recreação e orientações preventivas no campo da saúde e informações quanto as políticas dos direitos da pessoa idosa.

Diocese de Macapá se prepara para a Festa de São José

Por Lázaro Gaya - Assessor de Comunicação

A comissão de organização da Festa de São José, padroeiro da Diocese de Macapá, já está trabalhando nos preparativos do evento, que acontece tradicionalmente todos os anos na cidade de Macapá.

Este ano, a novidade é que dom Pedro Conti, bispo da Diocese de Macapá, declarou que a festa será em nível diocesano e não apenas da Paróquia de São José, como ocorria nos anos anteriores.

Outra novidade é a confirmação do show da cantora católica, de renome nacional e internacional, Celina Borges. Consagrada no cenário musical católico, a artista será a atração principal no palco que também contará com a apresentação de artistas da terra, no dia em que a Igreja Católica celebra o santo, 19 de março.

A Diocese de Macapá convida todos os fiéis e devotos de São José a se mobilizarem para fazer parte da extensa programação da festividade, que inicia no dia 19 de fevereiro, com o lançamento do cartaz da festa, durante um coquetel que será oferecido aos fiéis, colaboradores e veículos de comunicação do Amapá.

Missa de Abertura
Data: 01 de março de 2015 (Domingo)
Horário: 07h30
Local: Catedral de São José

Peregrinações
Período: De 01 a 10 de março de 2015.
Local: Nas paróquias de acordo com escala de peregrinações

Novenário
Local: Igreja de São José
Horário: 18h -Terço e Ladainha
              19h -Celebração da Santa Missa

10 de março de 2015 (Terça-Feira)
Convidados: Confraria Tucujú, Comissões da Festa e
Pastorais Sociais (Pastoral da Comunicação, Pastoral da
Terra, Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, Pastoral do
Menor, Pastoral da Criança).

11 de março de 2015 (Quarta-feira)
Convidados: Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, Movimentos e Novas Comunidades (RCC, Canção Nova, Eterna Aliança, Comunhão e Libertação, Shalom, Cursilhos de Cristandade, Movimento Familiar Cristão).

12 de março de 2015 (Quinta-feira)
Convidados: Ministério Público Estadual e Terço da Misericórdia.

13 de março de 2015 (Sexta-feira)
Convidados: Assembleia Legislativa e Apostolado da Oração Diocesano.

14 de março de 2015 (Sábado)
Convidados: Câmara Municipal de Macapá e Setor Juventude.

16 de março de 2015 (Segunda-feira)
Convidados: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Terço dos Homens.

17 de março de 2015 (Terça-feira)
Convidados: Governo do Estado do Amapá, Pastoral Familiar Diocesana e ECC Diocesano.

18 de março de 2015 (Quarta-feira)
Convidados: Prefeitura Municipal de Macapá e Paróquias do Vicariato IV (São Pedro, N. S. da Conceição e São José).

Missa e Carreata
Data: 15 de março de 2015 (Domingo)
Local: Catedral de São José
Horário: 07h30 - Missa
              08h30 - Carreata até a Fortaleza de São José

Dedicação da Catedral
Missa de aniversário do 9º. Ano de Dedicação da Catedral de São José.
Data: 15 de março de 2015 (Domingo)
Local: Catedral de São José
Horário: 19h00

19 de Março - Dia do Padroeiro
07h30 - Missa Solene na Catedral de São José.
Após a missa procissão até a antiga Igreja de São José.
18h00 - Adoração Eucarística
19h00 - Missa de Encerramento da Festa Local: Igreja de São José

Programação Social
Festa dos Devotos
Data: 19 de março de 2015
Horário: A partir das 10h00 encerrando às 17h00
Local: Av. Mario Cruz em frente a Igreja São José
Atrações: Show com artistas locais, venda de comidas típicas, sorteio de prêmios e apresentações artísticas.
Show de Encerramento Show
Musical com Bandas Católicas e venda de comidas típicas.
 Data: 19 de março de 2015
Horário: 20h00
Local: Av. Mario Cruz em frente a Igreja São José.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Coordenadoria Estadual da Infância reúne com entidades responsáveis pela defesa da criança e do adolescente

Texto e Fotos Daniel Alves

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amapá, representada pela Desembargadora Stella Simonne Ramos, esteve reunida com representantes da Secretaria de Estado da Saúde e entidades responsáveis pela defesa da criança e do adolescente, para tratar de assuntos referentes à saúde mental dos jovens amapaenses.


Participaram da reunião representantes da Secretaria Estadual de Saúde; Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude; Juizado da Infância e Juventude- Área Cível e Administrativa; Juizado da Infância e Juventude-Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas; Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana e Defensoria Pública.

Foram retiradas das discussões deliberações para as atividades realizadas durante todo o ano de 2015. A SESA deverá apresentar no próximo encontro um plano estratégico emergencial para a política pública de saúde mental voltado para as crianças e jovens dependentes de substancias psicoativas e uma equipe que agirá nessas ações de enfrentamento.

A Carta de Constituição em Defesa da Proteção Integral dos Direitos da criança e do adolescente foi o segundo assunto da pauta de reunião. Esse documento formulado por Ministérios e Conselhos do Brasil define estratégias para a resolução das problemáticas referentes aos jovens brasileiros.


O Tribunal de Justiça do Amapá escolherá um representante para integrar o comitê que busca ações para o enfrentamento de problemáticas referentes ao jovem e do adolescente.

Vagas de Estágio no TJAP

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) oferece vaga de estágio para as seguintes áreas:

  1.  Acadêmicos da META - Curso: Tecnologia em Sistemas para a Internet - o acadêmico deve está cursando a partir do 3º ano. 
  2. Estágio para acadêmicos do curso de Jornalismo. 
Os interessados deverão entregar o currículo para Assessoria de Comunicação do TJAP até o dia 12/02/2015. 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Comissão de Saúde

O deputado estadual do PSOL, professor Paulo Lemos, irá protocolar requerimento na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (10), solicitando a criação de uma comissão específica para acompanhar o estado de emergência em que a área da Saúde se encontra atualmente, de acordo como vem sendo tratada a pasta pelo GEA. A intenção é acompanhar, inclusive, o andamento das obras da Saúde.

A iniciativa do pessolista foi anunciada na segunda-feira (9), durante a 1° Sessão Ordinária Deliberativa da Casa. A proposta do deputado chamou a atenção dos parlamentares, cuja maioria dos presentes na plenária declarou abertamente apoio à causa. “Quando se trata da saúde pública, não devemos ter cor partidária”, disse o pessolista. (Ascom Paulo Lemos)

Participe da Programação do Pauta Extra

Por Cleia Soares
Baile de Salão no Bar do Abreu, dia 12 de fevereiro de 2015, animação marchinhas de carnaval com a Banda Na Pegada.
Venda de Ingressos do Baile e Camisas, no Sindicato dos Jornalista do Amapá, Av. Claudomiro de Moraes, 249, Buritizal, (altos do Nando Motos). Contatos: Cléia Soares 99169-7540/ Osvaldo Simões 99199-0907/ Crisler Samara 99118-8839/ Armys Souza 99123-8952/ Leidiane Lamarão 99155-6742/ Reginne Marcelle 98106-4232.
Preços: Pulseira do Baile R$20 e Camisa do Bloco R$25. A Camisa do Bloco dá direito à entrada no Baile de Salão do Abreu.
Kit Promocional para a categoria, contendo (Camisa do Bloco/Pulseira do Baile/Adesivo para carro) a R$25 (quantidade limitada).

O Bloco Pauta Extra vai sair pelas Ruas da Cidade de Macapá, na terça-feira gorda de Carnaval, na Banda, maior Bloco de Rua do Norte do Brasil e, na quarta feira de Cinzas todos os foliões do Bloco Pauta Extra estão convidados, a partir do meio dia, a saborear o delicioso caldo no Caldeirão do Pavão,  e às 17h sair pelas ruas de Macapá, encerrando com  confetes e serpentinas o Carnaval/2015.
Participe! Adquira sua camisa e vamos cair na folia com o Bloco Pauta Extra!

PONTO DE VENDAS PAUTA EXTRA - Rua Jovino Dinoá c/ Nações Unidas, Jesus de Nazaré.

Brenda Melo e Cássio Pontes se apresentam no Projeto Botequim nesta terça (10)

Por Alessandra Leite

Dando continuidade as apresentações de fevereiro, o Projeto Botequim apresenta nesta terça-feira (10), às 21, no Sesc Centro, o show dos cantores Brenda Melo e Cássio Pontes participantes do Sescanta 2014.
O Projeto Botequim acontece todas as terças-feiras apresentando um repertório variado da música amapaense, tendo como objetivo oportunizar e divulgar o trabalho dos artistas locais. Há 20 anos, o projeto apresenta o melhor da MPB, Pop Rock e instrumental, ganhando notoriedade e credibilidade pela excelência com que apresenta os músicos amapaenses.

Cássio Pontes
Músico, compositor e intérprete, Cássio Pontes, já atua há mais de 20 anos no cenário musical do Estado do Amapá e ao longo da carreira já soma dois CDs autorais gravados e um terceiro trabalho que se chama Trava Língua, ainda em produção.
Na 11ª edição do Sescanta Pontes interpretou as canções ‘Trava Língua’ e ‘Bela Dona da Voz Bela’, de sua autoria em parceria com o escritor Augusto Oliveira.
Sua música inédita ‘Se Chover’ será uma das canções que irá compor o CD Sescanta 2014.

Brenda Melo
Brenda Melo ingressou no segmento musical profissionalmente, em novembro de 2010, com o show “Brenda Melo – acústico”, acompanhada de seus parceiros Taronga e Fábio Mont’Alverne, logo após o trabalho ficou conhecido como “Canta Brasil”.
A Cantora teve sua curta trajetória marcada por muitos acontecimentos importantes para sua carreira, com participações e premiações em festivais, mostras de músicas locais e nacionais.
Apesar de brasilense, a jovem cantora Brenda Melo se inspirou nos ritmos regionais do Amapá para compor seu primeiro trabalho. O CD ‘Tática’ reúne ritmos como o marabaixo e o batuque, além de salsa, zouk e pop, em 15 músicas energizantes. O trabalho foi lançado em setembro de 2014 e faz um “convite” à musicalidade na Amazônia.
Na 11ª Mostra apresentou como música inédita a canção Nega Flor e sua interpretação fará parte do CD 11ª edição do Sescanta.