quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Comjuv planeja abranger benefício da isenção no recadastro da meia passagem


Por Abinoan Santiago
Após conseguir a gratuidade no recadastro das carteiras de meia passagem, no transporte coletivo municipal, aos estudantes da  rede pública de ensino do município, a Coordenadoria Municipal da Juventude (Comjuv) trabalha para abranger o benefício aos estudantes do Estado.
Neste ano, pela primeira vez os estudantes do município tiveram a isenção no recadastro. A conquista dos alunos foi fruto de conversas entre a Comjuv e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).
O coordenador da Juventude busca diálogo com entidades que representam os estudantes.
Foto: Nayana Magalhães
“Essa conquista é um ‘embrião’ porque nunca houve essa proposta no município. Agora precisaremos avançar, vamos conversar com o Estado sobre o recadastramento. Neste ano, conseguimos apenas para a rede municipal, dando as garantias de que o Setap (Sindicato das Empresas de Transporte do Amapá) pediu, como o envio da lista dos alunos matriculados nas escolas”, explicou o coordenador municipal da Juventude, Maykon Magalhães.
Além da gratuidade do recadastro, a  Comjuv ainda conseguiu a descentralização do serviço, diminuindo as filas e também a burocracia quanto à documentação.
“Essas conquistas irão nortear o diálogo com a rede estadual. A ideia é que 25 mil alunos sejam contemplados em 2014 com essa isenção. Hoje são 1.500 estudantes”, afirmou Magalhães.

Passe Livre
A Comjuv tem outra batalha: a concretização do passe-livre aos estudantes no transporte coletivo, que hoje é lei estadual.
Segundo Maykon Magalhães, o diálogo com todos os envolvidos nesse processo deverá ser realizado devido à delicadeza do assunto.
“Como alguém vai ter que pagar a passagem dos estudantes, vamos precisar fazer um estudo, conversar com todas as partes, para dar início ao debate e estudar a implementação do projeto em outras cidades, para que seja feito com responsabilidade”, concluiu o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário