terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Gestor da Semsa participa de seminário que trata de políticas para saúde


Por Janine Cruz – Ascom/Semsa
Secretário Municipal de Saúde Anderson Walter. Foto: Didi Chaves

O Secretário de Saúde do Município de Macapá, Anderson Walter, participou nos dias 18 e 19 de fevereiro do Seminário de Acolhimento Estadual aos Gestores Municipais, promovido pelo Núcleo Setorial de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), no auditório do Museu Sacaca.
O seminário reuniu representantes do Ministério da Saúde (MS), prefeitos e secretários de saúde dos municípios do Amapá, com o propósito de apresentar as propostas do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os gestores tiveram oportunidade de discutir o papel de cada uma das três esferas (Federal, Estadual e Municipal), na execução das políticas do SUS.
Assuntos como legislação do SUS, Rede de Atenção a Saúde, atenção primária a saúde e seus financiamentos, funcionalidade do Fundo de Saúde, relações interfederativas do SUS, foram abordados por meio de mesas de debate coordenadas por representantes do MS.
 “Já participamos do encontro nacional de gestores da saúde em Brasília, no mês passado, que foi de total importância, e hoje estamos discutindo a saúde e alinhando nossas responsabilidades para que a Atenção Básica seja fortalecida e com isso o sistema de saúde funcione como queremos, oferecendo serviços de qualidade a nossos usuários”, disse o secretário de saúde de Macapá, Anderson Walter.
O representante do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Casarin, presente no evento, informou que o ministério está olhando para Macapá com prioridade. “Há duas semanas o Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, pediu atenção especial ao município de Macapá. Já conversei com o secretário Anderson Walter e vamos marcar uma agenda junto ao ministério para que as demandas de Macapá sejam apresentadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário