quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Instituto de Igualdade Racial Promove Encontro para Gestores Municipais

Por Heraldo Almeida
O Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) realiza amanhã, 1º de março, às 8h, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, na Avenida FAB, um encontro com os gestores municipais de Macapá.
O objetivo é informar os gestores sobre a Legislação e as diretrizes da Política da Igualdade Racial, assim como pactuar as ações e estabelecer parcerias com os agentes públicos municipais, visando à inserção dos afrodescendentes nos programas e ações sociais desses órgãos no município de Macapá.
O primeiro encontro, realizado no dia 22 de fevereiro, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep), foi para apresentar aos colaboradores e servidores do Improir a política Nacional de Igualdade Racial e o Estatuto da Igualdade Racial, visando à preparação para a implementação das ações afirmativas e a construção e realização da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.  
O tema do encontro é “Desafios para Implantação de Novas Políticas Públicas Para o Segmento Afrodescendente no Município de Macapá”. Para palestrar, o Improir convidou o doutor Ivair Augusto Alves dos Santos, coordenador do Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasilia (UNB). Augusto é paulista e autor de vários livros com temáticas para afrodescendentes.

Acompanhe a Programação:
08h30 – Acolhida
09h – Tema: O que preconiza o estatuto da igualdade racial sobre o acesso dos afrodescendentes às políticas públicas de inclusão social.
09h30 – A Política Nacional de Igualdade Racial.
10h – Intervalo
10h15 – As relações étnico-raciais na transversalidade das políticas públicas.
10h45 -  O recorte racial como forma de reconhecimento, fortalecimento e valorização da cidadania dos povos afrodescendentes.
11h30 – Os desafios de inserção dos afrodescendentes nos programas e ações sociais do executivo municipal.
12h – Dúvidas e questionamentos.
12h30 – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário