sábado, 23 de fevereiro de 2013

Comjuv quer ampliar isenção da taxa de recadastro para meia-passagem e realiza eleição para Conselho e Comissão de Transporte


A Coordenadoria Municipal de Juventude (Comjuv) desde o início deste ano vem agregando conquistas para seu público jovem a na maioria estudante. Ligada à Prefeitura de Macapá, o órgão é responsável por debater  e implementar políticas para a juventude em parceria com outras entidades públicas ou privadas com o apoio de seu público alvo. Na próxima semana a Comjuv realiza a eleição para a direção de duas entidades e se prepara para começar a discussão para a ampliação da isenção da taxa para recadastramento e cadastramento da meia-passagem.
Meia-passagem – O coordenador Maycom Magalhães e sua equipe, após conversas com a Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) e Setap conseguiu garantir para estudantes do município a isenção da taxa de recadastramento da meia-passagem. Cerca de 1.500 alunos da rede estadual não irão pagar a taxa de R$ 5,00 a partir deste recadastramento. “É uma conquista importante porém não vamos parar por aqui. A idéia é lutar junto com outros Poderes e entidades estudantis para que o benefício seja ampliado para todos os estudantes, inclusive universitários, de escolas particulares e de cursinho”, disse o coordenador.
Ainda relacionado à meia-passagem, a Comjuv, considera que a descentralização do recadastramento para as Zonas Norte e Sul, e a redução da burocracia para acessar o benefício são conquistas que caminham em paralelo ás bandeiras de luta de jovens estudantes. “Em pouco tempo de gestão estamos tirando do planejamento de lutas algumas pautas e colocando em prática. Ainda não é que queremos, a meta é incluir os 25 mil estudantes do Amapá nestes benefícios” disse Maycom.
“Estamos conversando com a Secretaria da Juventude do Estado e entidades estudantis para alcançarmos mais este objetivo e está em nossa pauta a isenção da taxa de cadastarmento, que hoje custa R$ 10,00. Não é uma conquista para este ano, mas para termos sucesso estamos em contato desde já com os representantes”, assegura o líder. Maycom alerta para as datas para cadastro e recadastro que iniciou no dia 14 e segue até 30 de abril.
Eleição – A Comjuv segue ainda a orientação do prefeito Clécio Luís e realiza nesta semana a eleição para dois importantes instrumentos de avanços de políticas públicas. O Conselho de Transportes e a Comissão de Transporte Escolar terão novas pessoas representando entidades, Poderes e sociedade civil. O objetivo da Prefeitura de Macapá é fazer com que o processo eleitoral seja realizado sem vícios com  lisura.
O Conselho de Transportes faz a fiscalização de transporte, e participa da definição do preço da tarifa de ônibus, com direito a parecer sobre aumento, ou não, da passagem. Não menos importante, a Comissão de Transporte é responsável pela fiscalização da meia-passagem. Oito entidades que representam estudantes participaram das decisões e têm direito a indicar membros e votar. “Estamos conversando com todas as lideranças e promovendo intercâmbio de idéias”, disse o coordenador.   
A reunião nesta semana sobre a eleição contou com a participação de representante da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), União Municipal dos Estudantes (Umes), Federação das Entidades Universitárias (Feuni), União Nacional dos Estudantes (Une), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e Diretórios Central de Estudantes (DCE) das Universidades Federal (Unifap), Estadual (Ueap) e Faculdade de Macapá (Fama).  A eleição acontecerá na quarta-feira, 27, em local e hora a ser comunicado oficialmente para os representantes.

Coordenadoria de Comunicação/PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário