quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Programa Brasil Alfabetizado volta a funcionar em Macapá

Por Anselmo Wanseller


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu inscrições nesta segunda-feira, 25, para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Em Macapá, o Programa não era aprovado pelo Ministério da Educação desde 2009, em virtude da inadimplência do município, ficando sem funcionar por três anos. O Programa só foi liberado após assinatura de um termo de responsabilidade, ainda em 2012, e a entrega de documentos exigidos pelo MEC, referentes à execução do PBA no município.
O diferencial deste ano é que pela primeira vez a zona rural foi inserida no Programa. Dessa forma, a meta é atender 1.200 alunos a partir de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados, sendo 800 da área urbana e 400 da zona rural.
Financiado pelo Governo Federal, em parceria com os municípios, estados e o Distrito Federal, o Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo contribuir com a superação do analfabetismo no Brasil, universalizando a alfabetização e o Ensino Fundamental de jovens, adultos e idosos.
Interessados em participar como alfabetizando (aluno) do PBA podem procurar as Escolas Municipais de Ensino Fundamental para efetuarem matrícula. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 8 de abril. O curso tem duração de 8 meses, com carga-horária diária de 2h30min, de segunda as sextas-feiras.
A chamada pública para contratação de bolsistas voluntários alfabetizadores e coordenadores para atuarem no PBA já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Macapá: www.macapa.ap.gov.br

Cronograma

Publicação do EDITAL: 20/02/2013;
Período de inscrição: 25 de fevereiro a 1º de março de 2013;
Análise do Curriculum Vitae: 04 a 08 de março de 2013;
Divulgação dos Selecionados: 11 de março de 2013;
Período para interposição de recursos: 12 a 14 de março de 2013
Homologação do resultado do Edital: 18 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário