quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CTMac esclarece sobre cobrança ilegal da bandeira 2 em táxi de Macapá


Por Patrícia Leal

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) recebeu denúncia sobre o uso irregular da bandeira 2 em um táxi da capital. De acordo com uma passageira, que solicitou o transporte às 19 horas de uma segunda-feira, ela notou que o taxista estava rodando com a bandeira 2 naquele horário e questionou sobre a tarifa. O taxista informou que a cobrança estava correta, porém, a CTMac esclarece que bandeira 2, de segunda à sexta-feira, só é autorizada a partir das 22 horas e até às 7h do dia seguinte.
De acordo com a denúncia, o taxista disse a passageira que a bandeira 2 começa a ser cobrada ao “anoitecer”, o que é ilegal, pois existem dias e horários definidos para a mudança da tarifa.
O diretor administrativo da CTMac, Raimundo José, informou que medidas administrativas serão adotadas neste caso. “A denunciante anotou a placa do veículo e nos repassou, agora iremos chamar o taxista responsável para dar explicações”, afirmou o diretor .

A bandeira 2
A cobrança de bandeira 2 nada mais é do que um acréscimo de 20% em cima do valor cobrado na bandeira 1.
Horários
A CTMac esclarece à população que a bandeira 2 só pode funcionar nos dias úteis a partir das 22 horas até 06 da manhã do dia seguinte; Aos sábados a partir das 13 horas até às 06 da manhã de segunda-feira; Domingos e feriados.
“Além da fiscalização, a CTMac também se preocupa em manter a população informada sobre todos os seus direitos relacionados a trânsito e transporte em Macapá. Situações semelhantes devem ser informadas à companhia”, afirma Vladimir Belmino, diretor presidente da CTMac.
Denúncias
Para denunciar situações como esta de cobrança ilegal, basta o passageiro exigir a nota fiscal ou recibo do taxista informando, no mesmo dia, a hora e a tarifa cobrada, se é bandeira 1 ou 2. De posse do documento, a pessoa lesada pode entrar com uma reclamação na CTMac e exigir a devolução do que foi cobrado indevidamente, ficando atento também para anotar a placa do veículo ou o TX (identificação do táxi fixada no vidro traseiro do veículo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário