segunda-feira, 1 de abril de 2013

PMM dá início a ciclo de reuniões com classes sindicais do município


Por Abinoan Santiago
A Mesa Permanente de Negociação com o Servidor Público, criada e implementada na semana passada pelo prefeito Clécio Luís, teve a primeira reunião com os representantes de categorias na quinta-feira, 28, a fim de discutir a data base do funcionalismo público. A princípio, a pauta principal das discussões será voltada para a data base, que deve ser definida em conjunto com os sindicatos e a Prefeitura de Macapá.
Para o coordenador da mesa, Maykon Magalhães, o encontro foi produtivo. “Debatemos sobre a estrutura da prefeitura, orçamento, recursos e ainda escutamos o anseio de cada classe de trabalhadores para formarmos um calendário de discussão com cada uma”, afirmou. “O prefeito Clécio Luis tem a vontade de incorporar a data base ainda no salário de abril. Mas isso vai depender da evolução da negociação”, falou Maykon Magalhães.
PMM em reunião com representantes do Sinsepeap.
Foto Márcia do Carmo

O secretário municipal de Finanças, Paulo Mendes, destacou a transparência da medida: “Quando foi criada essa mesa de negociação mostramos a clareza com os trabalhadores em busca de um acordo com eles, mostrando o nosso orçamento, previsão de arrecadação, despesas, entre demais questões financeiras”.
A previsão é que, na reunião geral com todos os sindicatos, na próxima quarta-feira, 3, a Prefeitura de Macapá apresente a primeira proposta de data base aos trabalhadores. “Precisamos resolver questões como a dos servidores que ganham abaixo de um salário mínimo, dos profissionais submetidos a condições de trabalho insalubre, entre outras, porque essa mesa não é apenas para resolver pautas salariais, mas sim para discutir também os pontos sobre as condições em que os trabalhadores exercem as suas funções”, explicou Paulo Mendes.
O presidente da executiva municipal do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap) – maior entidade sindical do Estado - Ailton Costa, comentou que a reunião às claras contribuiu para debate. “Vimos à disposição da gestão para tratar a data base dos servidores, algo que não  existia antes”, destacou.
Na reunião foi definido o calendário de rodadas de negociação com as categorias. Elas começam na próxima terça-feira, 2, com encontro entre a mesa de negociação e os sindicato da Saúde; Engenheiro; e Fiscais de Macapá. Na quarta feira, 3, a reunião será geral, com todos os sindicatos. Na quinta-feira, 4, é a vez dos professores sentarem à mesa para discutirem os seus anseios específicos; e por último os Guardas Municipais, no dia 9, serão ouvidos pela Prefeitura de Macapá (PMM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário