sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ouvidoria da Semduh está à disposição dos Munícipes

Por Ariane Lopes

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) implantou o serviço de Ouvidoria no órgão. A intenção é aproximar cada vez mais o cidadão da instituição, e promover o permanente diálogo. Além de contribuir nos andamentos dos processos, os requerentes também podem fazer reclamações, sugestões e pedidos de informações. Os registros são encaminhados aos gestores e acompanhados pela Ouvidoria, que também comunica aos requerentes as resoluções tomadas. O atendimento funciona na terça e na quinta-feira, das 8h às 13h.
Foto: Divulgação PMM

De acordo com Cláudia Santos, ouvidora da Semduh, o ouvidor deve ser o elo entre o cidadão e a Secretaria, atuando pela transparência no órgão. "O ouvidor é a participação do cidadão na gestão pública. A voz do ouvidor tem que encontrar ressonância na administração, e assim garantir que as mudanças necessárias para o aperfeiçoamento do trabalho administrativo sejam feitos”, explicou.
A Semduh tem levantamento de que grande parte dos requerimentos de munícipes se refere à legalização de lotes, concessões para o uso do solo, fiscalização do passeio público, fiscalização de obras, expedição de alvarás, habite-se, denuncias de terrenos baldios. Outras demandas atingem questões sociais, como solicitação de lotes.
Segundo o titular da Semduh, Éden Paulo, a Ouvidoria é mais um canal entre a administração e o munícipe. “É uma porta aberta para a participação popular, possibilitando o exercício da cidadania, a fim de proporcionar a melhoria dos serviços”, afirmou Éden.

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