quinta-feira, 4 de abril de 2013

Prefeito Clécio Luís garante apoio para prorrogação de incentivo fiscal na Área de Livre Comércio de Macapá

Por Elton Tavares

Em reunião no Palácio do Setentrião realizada nesta quarta-feira, 3, entre os prefeitos de Macapá, Clécio Luís Vilhena, de Santana, Robson Rocha, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe e empresários amapaenses, foram debatidas formas para a prorrogação de incentivo fiscal das Áreas de Livre Comércio (ALC) dos dois municípios. No encontro, ficou definido que o poder público e a classe empresarial lutarão para a continuação da concessão de isenções, benefícios e incentivos fiscais, com vencimento previsto na legislação federal. 
Prefeito Clécio Luis durante a reunião no Palácio do Setentrião.
Foto: Nayana Magalhães

Os presidentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Alfeu Dantas Junior, e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e turismo do Estado do Amapá (Fercomércio/AP), Ladislao Monte, pediram apoio político dos dois prefeitos e do governador do Amapá para resolver o problema. 
Por sua vez, os dois prefeitos e o governador, ao entenderem que os benefícios e isenções fiscais causarão imenso prejuízo econômico no comércio de Macapá e Santana, os dois maiores municípios do Estado, garantiram apoio político na luta pela continuação das ALCs nas duas cidades. 

As ALCs 
Os empresários elucidaram que as ALCs foram criadas com a proposta de desenvolver as regiões de fronteira do Norte do Brasil e fortalecer as relações bilaterais com os países vizinhos. Os benefícios, incentivos e isenções foram concedidos como extensão dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM). O prazo para tal era de 25 anos, com exceção das ALCs do Acre.

Saídas para o problema
As possíveis resoluções do problema que foram apresentadas pelos representantes do comércio são: o Projeto de Lei nº 48, do Senado Federal, decreto da presidenta Dilma Roussef ou um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) para igualar o funcionamento das ALCs a Zona Franca de Manaus (AM). 

O Projeto de Lei
O Projeto de Lei é de autoria do senador José Sarney e defende a continuação da isenção fiscal na Amazônia Ocidental e Áreas de Livre Comércio de Tabatinga (ALCT), Guajará-Mirim (ALCJM), Boa Vista (ALCBV), Bonfim (ALCB), Macapá e Santana (ALCMS), Basiléia/Epitaciolândia (ALCB) e Cruzeiro do Sul (ALCCS), vinculando-as a Zona Franca de Manaus (ZFM), de forma a corrigir divergências na legislação.
Ao final do encontro foi acordado que os prefeitos de Macapá e de Santana, o governador do Amapá e representantes de entidades de classe do comércio amapaense irão no dia 17 de abril de 2013 à Brasília (DF). Na agenda, a solicitação ao governo Federal para que o prazo de vigência da ALC seja igual ao prazo da ZFM. 
“Tenho acompanhado essa luta, que tem unificado a bancada do Amapá no Congresso Nacional. Com certeza não é um problema somente dos empresários de Macapá e de Santana, mas da população dos dois municípios. Retifico aqui o apoio político para a resolução deste gargalo. Envolveremos a Câmara de Vereadores da capital, pois não tenho dúvida de que os legisladores municipais irão compor conosco. O que for necessário e possível fazermos para a continuação das ALCs”, garantiu o prefeito de Macapá, Clécio Luís. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário