terça-feira, 2 de abril de 2013

Prefeitura atende mais de duas mil pessoas nos Pronto-Atendimentos


Por Janine Cruz
Mesmo com toda problemática encontrada na Rede Municipal de Saúde, aos poucos a Prefeitura começa a resgatar os serviços e a credibilidade junto à população. Prova disso é o crescimento do atendimento de urgência e emergência realizado nos Pronto- Atendimentos (PAs) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de 18h e 24h. Nos dois últimos feriados estendidos, Padroeiro São José e da Semana Santa, os PAs das UBSs de 18h e 24h receberam mais de quatro mil pessoas para atendimento.
Durante o feriado de Páscoa, da noite de quarta-feira, 27, até o domingo, 31, os PAs das UBSs 24h Lélio Silva, Marabaixo e Perpétuo Socorro e das UBSs 18h Rubin Aronovitch, Fazendinha e Congós registraram o quantitativo de 2.341 pessoas atendidas.
Já no feriado de São José, da noite da sexta-feira, 16, até a terça-feira, 19, 1.968 pessoas buscaram atendimento da rede de 18h e 24h do município. A maior demanda de atendimento continua acontecendo na UBS 24h Lélio Silva, com 785 pessoas no Feriadão de São José e 1.144 na Páscoa.
As ocorrências mais registradas são problemas respiratórios, mal estar, dores de cabeça, diarreia e febre. Os usuários costumam receber em média três procedimentos no mínimo, quando procuram os PAs. Segundo o Departamento de Média Complexidade (DMC) no feriado da Semana Santa foram contabilizados mais de sete mil procedimentos, entre pequenas suturas, aplicação de injeção, inalação e verificação de pressão arterial.
 “As UBSs do município já mostram retorno quando se verifica o crescimento dos atendimentos em nossos Pronto-Atendimentos. Com a melhora no atendimento a procura pela rede municipal tende a aumentar e é isso que percebemos. Estamos avançando para dar condições plenas do direito de todos à saúde com qualidade”, finalizou a subsecretária de saúde, Emília Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário