sábado, 2 de março de 2013

Atriz global Elisa Lucinda promove oficina "Poesia Viva" no 1º Circuito Pré-Flap 2013


Nos dias 3, 4 e 5 deste mês, o 1º Circuito Pré-Feira de Livros 2013 traz a Macapá a atriz, poetisa, jornalista e cantora Elisa Lucinda. A artista promoverá a oficina de "Poesia Viva", que inicia neste domingo, 3, às 9h, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. As atividades contarão com a participação de professores, poetas e artistas amapaenses.
A visita de Elisa Lucinda à capital também faz parte da programação organizada pelo Governo do Amapá lançada na última semana, que dedicará um mês de homenagens às mulheres amapaenses, com extensa agenda de atividades.
A oficina será ministrada com a parceria da atriz e professora da Casa Poema, Geovana Pires, cuja instituição socioeducativa capacita profissionais através da poesia falada.
A iniciativa tem como objetivo ensinar os participantes a recitar poesias, seus encantos e poemas de uma maneira simples e pura. A ideia é fazer com que as palavras reassumam seu papel de geradoras de imagem, além de tornar essas pessoas multiplicadoras desse jeito de dizer poesias.
Na terça-feira, 5, às 19h no Museu Sacaca, será apresentado um recital aberto ao público, como resultado das oficinas com os participantes e multiplicadores.

Espetáculo "Recital à Brasileira"
Na quarta-feira, 6, às 19h, no Teatro das Bacabeiras, ocorrerá o "Recital à Brasileira", apresentado pelas atrizes Elisa Lucinda e Geovana Pires. O espetáculo, inédito no Brasil, traz um olhar brasileiro sobre as obras de grandes poetas da língua portuguesa. Um presente aos amapaenses, em especial às mulheres.
O espetáculo faz parte da "Companhia da Outra", que, em 2010, foi convidada pelo Itamaraty para realizar um recital na Casa Fernando Pessoa. Tecido sob uma interpretação informal, os poemas dos heterônimos e de Fernando Pessoa, por ele mesmo, ganharam outra moldura nas vozes das atrizes, que também vivem no teatro os personagens Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, na peça "A natureza do olhar", sucesso de público e de crítica.

Elisa Lucinda
Nascida em Vitória (ES), em 2 de fevereiro de 1958. Atriz, poetisa, jornalista e cantora, Elisa Lucinda dos Campos Gomes mudou-se para o Rio de Janeiro em 1986 para seguir a carreira de atriz.
É autora de 12 publicações, entre elas "Lua que menstrua", "Sósia dos sonhos", "O Semelhante", "Eu te amo e suas estreias", "A Menina Transparente", "Coleção Amigo Oculto", "50 Poemas Escolhidos pelo Autor", dentre outras.
Já participou de dez telenovelas, sendo a última "Lado a Lado", no ar pela Rede Globo. No cinema, interpretou personagens nos filmes "Barrela: Escola de Crimes", "A Causa Secreta", "O Testamento do Senhor Napumoceno", "Dona Joia", "A Morte da Mulata", "Seja o que Deus Quiser", "As Alegres Comadres", "Mrs. Rocha e Gregório de Matos".
Elisa Lucinda é considerada a artista da sua geração que mais populariza a poesia. Seu modo coloquial de se expressar faz com que o mais complexo pensamento ganhe fácil compreensão. Elisa Lucinda e Geovana Pires criaram a Companhia da Outra, grupo teatral que desenvolve sua linguagem de teatro essencial através da poesia.
Por Andreza Sancher

Nenhum comentário:

Postar um comentário