quinta-feira, 14 de março de 2013

Prefeitura encerra nesta sexta-feira segundo mapeamento do mosquito transmissor da dengue


Por Janine Cruz
Com objetivo de identificar os bairros que apresentam maior risco para dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encerra amanhã, 15, o segundo ciclo do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2013. O LIRAa é uma pesquisa de amostragem que acontece a cada dois meses nos imóveis de Macapá. O município possui aproximadamente 162.739 imóveis e, para realizar o trabalho, é dividido em três zonas e subdividido em 16 grupos com no máximo dez bairros cada.
Neste segundo ciclo, 129 Agentes de Combate às Endemias (ACE) estão envolvidos e deverão visitar 20% dos imóveis. A finalidade é verificar locais que apresentam maior grau de infestação e ainda identificar os criadouros preferenciais, que contribuem para a proliferação das larvas do mosquito transmissor da dengue.
“Qualquer tipo de objeto que possa acumular água, tampinha de refrigerante, casca de ovo, calhas, descartáveis, são possíveis criadouros. Além disso, a chuva em abundância, aliada ao forte calor, são fatores que contribuem para a proliferação”, informou o supervisor de agente de endemias Jeferson Soares.
Os dados coletados pelos ACE servirão de subsídio para nortear as ações de combate nos bairros que apresentam índices de médio e alto risco para dengue. A previsão é que na terça-feira, 18, a Vigilância em Saúde apresente o consolidado do LIRAa.
Ação de combate à dengue no bairro Cidade Nova. (Foto: Divulgação PMM)

“As ações são priorizadas nos locais que apresentam maior infestação, mas isso não significa que as outras áreas fiquem descobertas. Os agentes de endemias estão diariamente de casa em casa realizando as vistorias e alertando a população para os cuidados que devem ter”, disse o coordenador municipal de Vigilância em Saúde, Paulo Fabrício.

Primeiro Ciclo – Em janeiro a Prefeitura realizou o primeiro LIRAa de 2013 que registrou 1,6% de índice de infestação, caracterizando médio risco para dengue. O Ministério da Saúde estabelece que índice de infestação inferior a 1% é de baixo risco, até 3,9% de médio risco e superior a 4%, de alto risco.
Ações contínuas – A Semsa mantém um ciclo de ações constantes. Os Agentes de Combate às Endemias estão nas ruas da cidade com atividades de orientação e inspeção de casa em casa. A cada 15 dias uma equipe realiza serviço nos três cemitérios da cidade com eliminação e tratamento focal. Além disso, um convênio com a Associação Nacional de Indústrias Pneumáticas possibilita a retirada de pneus inservíveis, mensalmente, do aterro sanitário. O setor de educação em saúde também realiza orientações através de palestras em escolas e repartições públicas e privadas, com intuito de chamar a atenção sobre os problemas que a dengue pode acarretar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário