quinta-feira, 14 de março de 2013

PMM inicia coleta de lixo domiciliar nos distritos de Macapá

Por Aline Brito

A Prefeitura de Macapá iniciou na terça-feira, 12, a regularização da coleta de lixo domiciliar nos distritos de Macapá. Os primeiros a terem a coleta regularizada pela Secretaria de Manutenção urbanística (Semur) são Bailique, Pedreira e Maruanum. Havia mais de seis meses que localidades mais distantes  da capital não recebiam a coleta do lixo doméstico, o que, junto com o mau hábito de acumular os resíduos em local inadequado, ocasionou a formação de lixeiras a céu aberto.
De acordo com a empresa responsável pela coleta, mais de oito toneladas de lixo domiciliar já foram retiradas somente no distrito de Bailique. Um barco está sendo utilizado para transportar o lixo até Macapá, que depois é levado ao aterro sanitário.  “Normalmente o barco faz essa viagem uma vez por semana, mas devido ao grande acúmulo de lixo, vamos enviá-lo quantas vezes forem necessárias, para que a coleta seja regularizada. Assim também será nas demais localidades, onde estamos utilizando caçambas para transportar todo resíduo”, afirma o secretário da Semur, José Mont’alverne Neto.
Nos distritos de Maruanum e Pedreira, o lixo acumulado totaliza cerca de nove toneladas, até o momento. E a equipe da Semur só deixará essas localidades quando todo o excesso de resíduos for retirado. Em Maruanum, além da coleta, a localidade vai receber também equipes de capina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário