terça-feira, 26 de março de 2013

Prefeito Clécio Luís assina decreto que instala Mesa de Valorização do Servidor


Por Pérola Pedrosa
Empenhado em arrumar a casa desde que assumiu o executivo, o prefeito Clécio Luís formalizou na manhã de hoje, 26, mais um ato que integra o Plano dos 100 dias, comprometido em abrir um canal de diálogo constante com as diversas categorias dos servidores públicos. Trata-se da assinatura do Decreto que instituiu a Mesa de Valorização do Servidor, um fato histórico para o município de Macapá, que será formada por representantes dos sindicatos e da Prefeitura, sob coordenação do assessor de gabinete, Maykom Magalhães. 
Representantes de sete categorias estiveram presentes e foram unânimes em afirmar ter sido a primeira vez que um prefeito abriu as portas para os sindicatos, antes de manifestações públicas. “Essa iniciativa é inédita, pois geralmente são os sindicatos que chamam a prefeitura para discutir os assuntos da categoria. É a primeira vez que vejo uma gestão chamar as categorias para dialogar sobre direitos. O prefeito está de parabéns por essa iniciativa. Acredito que podemos contribuir muito com essa administração”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Macapá (SSMM), José Vicente.
Clécio Luis assina Decreto que instituiu a Mesa de Valorização do Servidor.
Foto: Didi Ribeiro
O presidente do Sindicato dos Inspetores Municipais de Macapá (SIGMMA), João Avelar, ressaltou que a prefeitura pode contar com a presença do sindicato para participar da mesa, pela seriedade da proposta. “Sabemos das dificuldades que a prefeitura enfrenta e, mesmo assim, quer dialogar. É uma forma nova de governar. Podemos contribuir com nossa categoria e ajudar a melhorar Macapá”. Para o presidente do Sinsepeap, Aroldo Rabelo, o diálogo já começou e o sindicato entra com a negociação da data-base e reivindicação de concurso púbico para a educação.
O objetivo é negociar, discutir, dialogar e achar uma solução em comum acordo entre prefeitura e sindicatos, que possam trazer proveito a todos, garantiu o prefeito Clécio. “Podemos ter divergências, mas jamais seremos antagônicos, esse governo prima pelos direitos dos servidores, pelo diálogo aberto”, falou o prefeito. Ele também anunciou que as contas da PMM estarão disponíveis para os sindicatos, para mostrar-lhes onde está locado o dinheiro público e no que será investido. “Vamos trabalhar com transparência mostrando detalhes do orçamento”, acrescentou o gestor.
O coordenador da mesa, Maykom Magalhães, explicou que a intenção da atual administração é fazer da Prefeitura um espaço onde o servidor possa discutir e ter seu trabalho valorizado. Da parte da Prefeitura formam ainda a Mesa os secretários Paulo Mendes (Finanças), Paulo Lemos (Administração) e Claudiomar Silva (Assuntos Extraordinários). A PMM aguarda as indicações das categorias para representá-los.
A atual gestão vem conversando com os sindicatos deste o início do ano, e muitos resultados positivos foram alcançados. Maykom dá como exemplo a solução para as pendências que a gestão anterior deixou, com pagamentos de consignações e serviços, pensão alimentícia, que eram descontadas dos contra-cheques dos servidores, mas não eram repassados.
A primeira reunião de trabalho da mesa acontecerá amanhã, 27, às 16h, na Prefeitura, com a temática da data-base das categorias. A mesa é permanente, para quaisquer necessidades que possam ocorrer.
Além dos sindicatos já citados, também estavam presentes Dorinaldo Malafaia, do Sindicato de Enfermagem e Trabalhadores de Saúde do Estado do Amapá (Sindsaúde), Wagner Queiroz, do Sindicato dos Profissionais do PAX e do PSF do Estado do Amapá (SINDPPEA), Josenilson Freitas, do Sindicato dos Auditores e Fiscais de Tributos (SINAPST), e Licon Américo, do Sindicato dos Engenheiros (SING).

Nenhum comentário:

Postar um comentário