terça-feira, 26 de março de 2013

PMM, Sest Senat, Senac, Senai e Ifap dão as boas vindas aos alunos do Pronatec

Por Ronan Marques

A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), juntamente com o sistema “S” (Sest Senat, Senac, Senai) e Ifap realizaram a Aula Inaugural do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego - Pronatec. A solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira, 26, no auditório do Sest Senat.
Durantes os meses de fevereiro e março a Semast realizou as inscrições de mais de 1.200 pessoas para os cursos que serão ministrados pelas instituições parceiras, e que iniciam a partir de abril. “A Semast ainda realizará as inscrições de novos cursos do Pronatec, até 2015”, faloua o secretário da Semast, Gilvano de Moraes.
Os alunos abrangem beneficiários dos Programas Sociais, trabalhadores em seguro desemprego, pessoas de comunidade quilombolas, adolescentes e jovens em cumprimento de medida judicial, desempregados, pessoas com deficiência físicas, além de estudantes matriculados na Rede Pública.
“Atenderemos o aluno com alimentação, transporte, uniforme e, principalmente, conhecimento. Os inscritos terão a oportunidade de uma formação continuada para se ter mais oportunidade de crescimento profissional”, enfatizou a diretora, Ana Quadros. Ao todo foram 26 cursos distribuídos em 40 turmas dos três períodos, como Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Operador de Caixa, Operador de Computador, além de outros ofertados. 
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, e expandido em todo o Brasil, com o intuito de qualificar e capacitar, através da oferta de cursos de educação profissional técnica ou qualificação profissional presencial e a distância. “Os cursos vêm para somar com a qualidade profissional de cada um, por isso que este ano estamos trabalhando com pessoas beneficiárias de Programas Federais e de risco social”, comentou a diretora do Senac, Robenise Jucá.
Os cursos objetivam aumentar a oferta de profissionais capacitados no mercado de trabalho e aquecer a economia brasileira. A Prefeitura trabalha no sentido de ajudar essas famílias na aquisição da autonomia financeira e profissional, para que superem sua condição de vulnerabilidade social e de dependência de programas sociais de combate a fome.   “O nosso objetivo é que todos vocês consigam uma oportunidade de trabalho, que sejam bem recebidos nas empresas por causa do curso que nós estamos ministrando”, salientou o diretor do Ifap, Gilson Rodrigues.
“O Prefeito de Macapá parabeniza os novos alunos que depois dos cursos terão a chance de melhorar o currículo e ajudar a família. Ninguém quer esmola, quer na verdade crescer para viver com dignidade”, finalizou o secretário da Semast, Gilvano de Moraes.
Além da presença dos alunos, a mesa foi composta pela diretora do Sest Senat, Ana Quadros, o secretário da Semast, Gilvano de Moraes, a diretora do Senac, Rosenise Jucá, o diretor do Ifap, Gilson Rodriques.


Nenhum comentário:

Postar um comentário