segunda-feira, 25 de março de 2013

Prefeito Clécio e governador Camilo visitam UBS Lélio Silva


Por Pérola Pedrosa
Na manhã desta segunda-feira, 25, uma comitiva da Prefeitura de Macapá e do Governo do Estado visitou a Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, no bairro do Congós, Zona Sul da cidade. A visita faz parte do acordo de cooperação anunciado nesta manhã pelo prefeito Clécio Luís, governador Camilo Capiberibe e senadores Randolfe Rodrigues e João Capiberibe. O objetivo da parceria é reconstruir Macapá, unindo orçamentos e equipe técnica, nas áreas limpeza, pavimentação e saúde.
A diretora da UBS, Dayse Amorim, recebeu o prefeito Clécio Luís, o governador Camilo Capiberibe, o secretário municipal de Saúde (Semsa), Anderson Walter, a sub-secretária da Semsa, Emília Pimentel, o secretário estadual de Saúde, Lineu Fagundes e o secretário estadual de Planejamento, Juliano Del Castilo. Dayse Amorim mostrou aos visitantes os problemas que enfrentam no local e o governador constatou que a UBS necessita de uma reforma na infraestrutura, na parte elétrica e hidrosanitária.
Foto: Márcia do Carmo
O secretário da Semsa, Anderson Walter, explicou ao governador que a condição do  Lélio Silva de ser uma Unidade Básica de Saúde de Atendimento de Emergência e Urgência, e não uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a habilita a atender somente casos de baixa complexidade. “Não podemos, por exemplo, atender fraturas porque a UBS não possuí raio-x nem ultrassom”, esclareceu. O governador disse ter interesse em ajudar na parte de infraestrutura e equipamento, porque é uma maneira de desafogar os hospitais do estado.
O governador foi informado de outras dificuldades que a prefeitura enfrenta para estabilizar a rede de saúde do município, como a força-tarefa para pagar os salários atrasados, o retorno do funcionamento das UBS’s, manter os projetos federais na ativa e garantir melhor atendimento na saúde do município. “Precisamos de mais 16 médicos, de equipamentos, a maior parte dos prédios da UBS’s precisam de revitalização, e temos ainda, que garantir curso de qualificação”, informou.
O Prefeito Clécio Luís ressaltou a importância dessa parceria. “Esta visita foi fundamental,. O governador precisava ver a real situação da saúde do município, que é bem critica. A saúde precisa de todos os esforços para que o cidadão tenha o básico. Queremos garantir isso ao macapaense, uma saúde de qualidade. Com essa parceria, o Governo está ajudando também o Estado”, definiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário