segunda-feira, 25 de março de 2013

Prefeitura apresenta resultados na limpeza de Macapá


Por Elton Tavares, com informações de Aline Brito
O Plano Emergencial dos 100 dias, pacote de ações da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), apresenta resultados na limpeza da cidade. A Prefeitura de Macapá retomou a coleta de lixo domiciliar na cidade, paralisada em dezembro de 2012, limpeza e manutenção nos canais, praças, vias e ressacas da cidade. Além da inauguração do aterro Sanitário, em cumprimento da Lei 12.305/10 de Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Canal do Perpétuo Socorro. Foto: Divulgação PMM

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), José Mont’Alverne, de forma planejada e prioritária a ação contempla todos os bairros da cidade e localidades distantes da capital. Ele destacou que em muitos locais, a ação não era feita há anos e que o Plano Emergencial de 100 dias já alcança resultados positivos no setor. 
Segundo ele, a Semur efetuou a podagem de árvores em escolas municipais, praças e que estavam bloqueando a visibilidade dos sinais de trânsito da cidade, além da revitalização das praças Floriano Peixoto, Nossa Senhora de Fátima, Barão do Rio Branco, Veiga Cabral, Praça da Bandeira, Praça Equinócio e Cabralzinho. 

Limpeza de canais 
O gestor pontuou que os canais da Mendonça Junior, Perpétuo Socorro e Nova Esperança já foram limpos, e os canais do bairro do Beirol e Nações Unidas estão em processo de limpeza e desobstrução. 
Mont’Alverne elucidou que, até o momento, foram retiradas 10.242 toneladas de entulho dos canais, no bairro Novo Buritizal foram retiradas 118 toneladas de entulhos das vias públicas, na rodovia do Curiaú o entulho retirado somou 311 toneladas, e no bairro Ipê onde os trabalhos ainda estão sendo realizados já foram retirados 308 toneladas de entulho até o momento.

Manutenção em toda cidade 
O secretário da Semur detalhou que equipes de capina, varrição e podagem realizaram ações em várias partes da cidade, nos bairros central, Buritizal, Beirol, área interna da Sub-prefeitura, Canteiros da Tancredo neves (São Lázaro) e Claudomiro de Moraes (Buritizal), Santa Inês, Beira Rio, no Trajeto da procissão e carreata de São José e nos cemitérios (São José, Nossa Senhora da Conceição e São Francisco).  
Segundo ele, foram recolhidas 420 toneladas de material, que foi destinado ao aterro, em uma área específica, esse mesmo material após manejo será utilizado como adubo, em praças e viveiros de plantas da Semam e entregue para que carapirás possam vender, como forma de melhorar a renda dos mesmos. As mesmas equipes estão atuando no Jardim I e bairro Ipê.

Ação nos distritos e localidades
José Mont’Alverne explicou também as ações da Semur nos distritos e localidades que fazem parte de Macapá. E frisou que este mês, a Semur iniciou a limpeza dos distritos e localidades distantes da capital. Primeiramente foi o distrito do Maruanum I e II que recebeu as equipes de limpeza. E regularizou a coleta de lixo no distrito do Bailique, onde é utilizado um barco para fazer o transporte do lixo até Macapá e depois levado ao aterro. 
As localidades da Pedreira (Santo Antônio da Pedreira, Lontra da Pedreira, Santa Luzia, Abacate da Pedreira e Ressaca da Pedreira), Casa Grande, Campina Grande, Areal do Matapí, Balneário do Tomé, Ariri, Vila do Mel e Tessalônica encontram-se com a coleta em dia.

Dificuldade com a Clean 
Sobre a coleta de lixo domiciliar ainda não atender a população como deveria, o titular da Semur explicou que a empresa Clean foi notificada pela PMM, pois o contrato com a prestadora de serviço prevê a eficiência na ação. Por sua vez, a empresa se comprometeu a normalizar 

Trabalho em longo prazo
José Mont’Alverne enfatizou que as ações possuem um impacto visual notável das ações realizadas. Ele disse ainda, que o plano de ação visa dirimir a inapetência que marcaram a gestão passada e não resolver todas as demandas. E finalizou, que a resolução dos problemas na limpeza e manutenção de Macapá serão resolvidos nos quatro anos da atual administração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário