sexta-feira, 1 de março de 2013

PMM libera serviços de obras dentro dos cemitérios de Macapá


Por Aline Brito
Após retirar 80% do lixo acumulado nos cemitérios da capital, a Prefeitura de Macapá autorizou, no início desta semana, a volta dos serviços de construção e recuperação de túmulos e mausoléus, realizados pelos familiares nos cemitérios de Macapá. Os serviços foram suspensos em janeiro, em razão do acúmulo de lixo e entulhos deixados no interior dos cemitérios pelos responsáveis das obras.
Segundo o gestor da Secretaria de Manutenção Urbanística (Semob), responsável pela ação, José Mont’Alverne, a prefeitura autorizou a retomada dos serviços por dois motivos. O primeiro é porque antecede o mês de maio, quando se comemora do dias das mães, e o outro é porque está sendo cumprida a determinação que responsabiliza o contratante e o contratado da obra pela limpeza do local.
“Muitas pessoas tiram o seu sustento dos serviços realizados nos cemitérios. A Semur continuará fazendo sua parte, que é de fiscalizar e orientar a retirada do lixo, mas as famílias e os trabalhadores terão de fazer a parte que cabe a eles também”, garante o secretário. Mont’Alverne se refere ao compromisso dos responsáveis pela obra, em pagar container para a retirada de lixo e entulhos.
Foto Didi Ribeiro

O pedreiro Francisco Nonato, 47 anos, trabalha na construção de mausoléus no cemitério São José há 21 anos. Ele diz que, apesar de ter de gastar com contêiner, aprova a medida da Prefeitura. “Porque assim o cemitério fica menos sujo. A prefeitura nos ajuda muito, permitindo nosso trabalho, então é justo que a gente tire o entulho deixado”, diz.  
“Muitas obras são realizadas diariamente. Antes as pessoas faziam as obras e deixavam o entulho acumulado dentro da área, mas começamos a responsabilizar o dono da obra pelo entulho”, afirma o diretor do departamento de logradouros e cemitérios, Iram Marinho.
Com 48 mil túmulos, o cemitério com mais obras em andamento é o São José, no bairro Santa Rita. Além desse, Macapá possui outros dois cemitérios: o Nossa Senhora da Conceição, no bairro Central; e São Francisco de Assis, localizado na BR 156. Juntos, eles somam mais de 68 mil túmulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário