quinta-feira, 7 de março de 2013

Técnicos do Ministério da Saúde visitam Macapá para que o Plano Emergencial seja colocado em prática

Por Janine Cruz
Reunião entre o secretário de Saúde, Anderson Walter, e técnicos do Ministério da Saúde.
Foto: Divulgação PMM

Técnicos do Ministério da Saúde (MS) estiveram esta semana em Macapá para auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na captação de recursos e avaliar as condições das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A visita foi agendada ainda em fevereiro, durante reunião em que o Prefeito Clécio Luís apresentou o Plano Emergencial ao Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.
Ao enviar os técnicos, a intenção do MS foi de obter informações para traçar um diagnóstico situacional da saúde no município. A partir desta análise eles irão avaliar o alcance do suporte que será dado, dentro dos programas ofertados, para que o Plano Emergencial da Saúde seja colocado em prática.
“Viemos para auxiliar o município com relação a algumas dificuldades que passa a saúde. Vamos elaborar um relatório das condições das unidades e então orientar para que a equipe possa adquirir recursos do MS. A proposta do novo prefeito é a ‘reorganização da casa’ e vamos ajudar no que for preciso”, informou a Analista Técnica do Grupo de Projetos do Ministério da Saúde, Manuela Oliveira.
Durante dois dias a equipe visitou 90% das UBSs e teve a oportunidade de ver de perto a situação de cada uma delas. A Semsa fez questão de mostrar as unidades que, ano passado, receberam recurso do Programa Nacional de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica) e passaram apenas por pequenos reparos.
“Estamos realizando um levantamento junto com os técnicos para conseguirmos um aporte maior de recursos para cada uma das unidades que receberam serviços de reparo em 2012. A expectativa é conseguir recurso suficiente para que fiquem dentro do padrão preconizado pelo MS e possibilite um ambiente de trabalho adequado aos nossos profissionais e uma maior qualidade nos serviços e atendimentos aos nossos usuários”, frisou o secretário de Saúde, Anderson Walter.
Na próxima semana chegará a Macapá mais uma equipe do Ministério da Saúde para dar suporte aos trabalhos da Vigilância em Saúde, inclusive com relação à Dengue e à Malária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário