quinta-feira, 14 de março de 2013

PMM e Dentista do Bem unem forças para atender crianças carentes


Por Anselmo Wanzeller
Para atender jovens carentes, a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou parceria com os dentistas do Projeto Turma do Bem (TdB) para a ação que vai acontecer na próxima segunda-feira, 18. Eles estarão na Escola Hildemar Maia, fazendo as triagens odontológicas em adolescentes com idade entre 11 e 17 anos. No total, 138 alunos da rede municipal serão contemplados.
Este evento vai acontecer simultaneamente em 250 cidades de todo o país e em dez países da América Latina e Portugal. Atualmente é a maior rede de voluntários especializado do mundo, com mais de 14 mil dentistas voluntários no Brasil. O projeto é uma iniciativa da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Turma do Bem, com o apoio das empresas Oral-B e Procter&Gamble. Em Macapá, é a primeira vez que o projeto é realizado na rede municipal com total apoio da PMM.
A Coordenação Regional da TdB é formada pelas dentistas Daiz Nunes, Priscilla Flores e Adriana Gato. Elas explicam que este evento é importante para a sociedade e vai beneficiar crianças de 11 a 17 anos, mas que, com  o apoio da Prefeitura, crianças com idade menor serão atendidas. “É a maior triagem odontológica do mundo e Macapá está inserida. Para atender crianças fora da faixa etária do projeto, no mesmo dia, a Coordenadoria de Saúde Bucal do Município vai iniciar as ações do Programa Saúde na Escola”, disse Daiz Nunes.
Além de estar participando da preparação do evento através da Semed e Semsa, a PMM vai levar cultura com as atividades motivacionais da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). A ação ocorrerá em caráter experimental e, dependendo da receptividade, se estenderá para as demais unidades de educação do município, com meta de atendimento a ser definida.

A triagem
O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. A seleção é feita por um índice de prioridade que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
Os dentistas voluntários atendem os adolescentes selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.
Mais de 310 mil jovens em todo o Brasil passaram pelas triagens do projeto e 31 mil já foram encaminhadas ao dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário